Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista se destaca no plano de negócios para o desenvolvimento do empreendedorismo em Pernambuco

Secretários do Estado conhecem estrutura de atendimento ao MEI e projetos de qualificação profissional na cidade

O plano de negócios adotado pela Prefeitura do Paulista tem revolucionado o empreendedorismo na cidade, sendo destaque em nível estadual. Nesta sexta-feira (12.08), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu a visita dos secretários  executivos de Micro e Pequena Empresa e Fomento ao  Empreendedorismo, Adriana Queiroz, e de Planejamento e Gestão da Secretaria de Trabalho e Emprego do Governo de Pernambuco, Eric Santos.

No encontro, ambos conheceram os serviços de licenciamentos ambientais, de vigilância sanitária e do Corpo de Bombeiros. Paulista tem agilizado a emissão do CNPJ do MEI em 60 minutos e alvará de funcionamento para empresas em geral em até 72h. A assinatura de um decreto, pelo prefeito Yves Ribeiro, também destravou a burocracia para a implantação de novos estabelecimentos no município.  O gestor tem percorrido a região para identificar as demandas do empresariado e como a Prefeitura pode incrementar os negócios e a absorção da mão de obra do Paulista..

A equipe do Governo do Estado também obteve do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, informações sobre o treinamento e qualificação de jovens paulistenses com cursos requeridos pelas empresas da cidade para o aproveitamento da mão de obra local.

Segundo a secretária Adriana Queiroz, Paulista tem uma visão fantástica sobre o plano de negócios. “Estamos encantados. É algo inédito ver que a gestão vai até os empresários em busca de saber das necessidades deles, e assessorar na regularização, treinamento, orientações e educação financeira e empresarial.

Para Eric Santos, as iniciativas criadas por Paulista são inovadoras e de vanguarda. “Nossa missão é fomentar o empreendedorismo e aplicar políticas públicas de inserção no mercado de trabalho. É ótimo saber que em Paulista se desenvolve um trabalho de geração de emprego e renda levando em conta as necessidades das empresas e formando mão de obra qualificada para essas demandas. Saber também que existe uma preocupação para que o MEI tenha qualificação e treinamento financeiro é algo fantástico. Isso dá dignidade e desenvolvimento às famílias”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, explica que muitas vezes os MEIs não conhecem os benefícios legais. Por meio do CNPJ eles têm direito a financiamentos bancários, descontos importantes da indústria automotiva para compra de veículos utilitários, vantagens referentes a seguros por acidente, invalidez e aposentadoria. Na gestão atual do prefeito Yves Ribeiro esses são pontos essenciais para que se tenha um bom resultado na geração de emprego e renda, e com um olhar humanizado”, ressaltou.