Educação |

Paulista garante vaga na final da Etapa Estadual do Concurso Ler Bem 2022

Aluna do 4º ano, Anita Clara, representará o município no dia 19/10

A estudante paulistense, Anita Clara, 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Escritor Ariano Vilar Suassuna, participará da grande final da Etapa Estadual da 12ª edição do Concurso Ler Bem 2022, na segunda-feira (19/10). A aluna faz parte do grupo de dez estudantes que representarão as redes municipais de ensino em Pernambuco. A premiação é promovida pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA).

Anita foi aprovada na semifinal estadual do concurso, realizada no último dia 08/08, e garantiu vaga na final. Antes aconteceu a final da etapa municipal, dirigida pela Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e Coordenação de Bibliotecas Escolares, no dia 14/06. Na ocasião, a estudante foi classificada em primeiro lugar para a estadual, demonstrando o empenho e dedicação dos professores.

A etapa municipal, promovida no dia 14/06, contou com dez alunos, no auditório da Secretaria de Educação, no Centro do Paulista. Os três primeiros colocados foram Anita Clara (83,5 pontos), 1º lugar; Maria Eduarda (82,3), 2º; e Geovana Ferreira (79,6%), 3º. Todos os dez classificados e seus respectivos professores receberam certificado de participação. Os três primeiros colocados ganharam presentes.

A gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem, Regina Trindade, reforçou o empenho da Secretaria de Educação em levar para a sala de aula dinâmicas e formatos que estimulam a prática da leitura. "A etapa municipal foi um recorde, participaram 41 escolas. Cada unidade  selecionou um estudante do 4º ano do ensino fundamental e agora seguimos confiantes para a estadual", disse Regina Trindade.

O concurso de leituras exige critérios na hora da avaliação das notas, como:  espontaneidade - naturalidade e fluidez na leitura, evitando-se uma leitura caricata; entonação - desenvoltura interpretativa de acordo com os sentidos do texto; pontuação - obediência às pausas (vírgula, ponto e vírgula, e ponto) e as marcas gráficas (interrogação, exclamação, travessão).