IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Desenvolvimento Urbano |

Fotos aéreas dos anos 60 e 70 e legislações antigas do Paulista serão disponibilizadas online

Material passa por restauro e catalogação



No município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife, um grande acervo de documentos antigos está prestes a ser disponibilizado de maneira digital para todos que se interessarem. Trata-se de um extenso material em formato de ortofotocartas, ou seja, fotografias aéreas datadas dos anos 60 e 70, além de legislações do município, recentemente descobertas pela equipe de Arquivologia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA). A expectativa é de que o material seja disponibilizado online até o mês de novembro deste ano.


De acordo com a coordenadora de Arquivologia e Acesso à Informação da SEDURTMA, Cynthia Barreto, cerca de 1.200 ortofotocartas e documentos serão digitalizados e disponibilizados no site da Prefeitura de Paulista ao cidadão que se interessar pelo material. 



A iniciativa será realizada em cooperação com diversas secretarias da gestão municipal, além de parcerias com outras cidades que já estão recebendo a visita dos representantes de Paulista, onde são assinados termos de confidencialidade, visto que as tratativas ainda estão em sigilo, conforme uma das exigências estabelecidas pela Lei Rouanet para esta fase do processo.


A especialista em arquivologia e museologia explicou que alunos da Rede Municipal poderão participar da etapa de restauro desse acervo. “Nós vamos trabalhar com jovens a partir dos 14 anos, que serão treinados, capacitados para ingressarem na ação, que é como saber tratar esses documentos, não só na área documental. Na verdade, são seis projetos que seguirão para a Lei Rouanet”, ressaltou Cynthia.


Serão muitas etapas neste processo, como: restauração, tipificação, classificação, indexação e limpeza manual dos documentos fazendo uso de ferramentas adequadas para um cuidadoso manuseio do acervo. 



“Utilizamos uma fita japonesa e fazemos a reinfiltração do documento. Primeiro a limpeza mecânica da peça com um pincel de orelha de boi e rabo de cavalo, depende do quanto o documento aguenta. A acidez do material é tirada com pó de borracha. Usamos uma caneta para medir o PH e fazer a intervenção necessária nos documentos, que são analisados folha a folha. Utilizamos também o bisturi para retirar resíduos”, detalhou Cynthia. 


Alguns destes documentos ainda deverão ser lavados, sendo mergulhados em uma bacia com a temperatura de 50 graus centígrados. Depois disso, eles são retirados e colocados em uma prensa.



Na fase de digitalização, o material deverá ser fotografado em um planetário, pois estes documentos não podem ser submetidos a equipamentos de capturas. “É importante que seja feita essa captura, para que esse material fique hospedado no site da Prefeitura e seja consultado por estudantes, pesquisadores, historiadores, qualquer público que se interessar por esse acervo e por todos outros que serão digitalizados”, explicou.



O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Wandelson Santos, destacou que esse é um trabalho inédito na cidade do Paulista, que consiste no resgate do patrimônio e dos documentos públicos. “Tenho a certeza que chegar alguém procurando um documento antigo, vai encontrar com certa facilidade, graças à organização que está sendo feita, do cuidado que está sendo tomado em resgatar essa memória e deixar tudo catalogado da forma que tem de ser”, finalizou.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441