Políticas Sociais |

Paulista firma parceria para cursos e regularização do Microempreendedor Individual

Inscrições na capacitação ocorrem em CRAS da cidade

Com o intuito de promover o acesso gratuito à qualificação profissional, a Prefeitura do Paulista firmou uma parceria com o Programa Qualifica + Progredir, do Colégio Agrícola (CODAI) e com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Por meio da iniciativa, os cursos estão com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (14/07), além da oportunidade de regularização do Microempreendedor Individual (MEI). Ao todo, 150 vagas estão sendo oferecidas e o prazo para fazer as inscrições é de até 15 dias, podendo encerrar antes com o preenchimento das vagas.

Os cursos são gratuitos, na modalidade presencial, com o objetivo de qualificação profissional e geração de emprego e renda.  Nas aulas serão abordados temas  como: Empreendedorismo, identificação de seu talento, contabilidade básica, formalização como MEI, técnicas de negociação, marketing nas mídias sociais, dentre outros.

De acordo com a Secretaria de Políticas Sociais do município, as vagas estão abertas para novas turmas, que deverão iniciar as aulas em agosto e setembro, em vários polos, como na Escola Municipal Governador Carlos Wilson, no bairro do Janga; na Igreja Batista do Forte, em Pau Amarelo; na Comunidade dos Filhos de Nossa Senhora da Conceição; e na Escola Estadual Custódio Pessoa, em Paratibe.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, destacou a importância dessa parceria entre o Codai, UFRPE e a Prefeitura. “O objetivo é promover esses cursos gratuitos, e, ainda, facilitar o acesso das pessoas aos cadastros como Microempreendedor Individual (MEI). Com isso, além de regularizar seus próprios negócios, elas estarão se profissionalizando com um Curso Básico de Contabilidade e com o Curso de Marketing para melhorar o atendimento ao seus clientes”, explicou a secretária.

Para se inscrever no curso, é preciso ser morador de Paulista, ter mais de 18 anos de idade, Ensino Fundamental Completo e informar o Número de Inscrição Social (NIS). A carga horária é de 160 horas, e as aulas serão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pela UFRPE.

“O público que pode participar da qualificação precisa fazer parte do CadÚnico do município. A capacitação vai beneficiar muito o microempreendedor da cidade, que vai estar regularizando a sua documentação, como também, se profissionalizando”, completou Kelly Tavares.

As inscrições podem ser feitas nos próprios locais onde ocorrerão os cursos, assim como também em algumas unidades do CRAS, são elas: CRAS I, em Paratibe; CRAS III, no Janga; e no CRAS V, em Nossa Senhora da Conceição.