Políticas Sociais |

Paulista inicia agendamento para emissão da Carteira do Autista

Documento vai facilitar o acesso aos serviços públicos e privados

O Departamento da Pessoa com Deficiência (DAD), da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista, começa, nesta quarta-feira (13.07),  o agendamento para a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O objetivo é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade  no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. A medida é respaldada pela Lei 4964/2021, sancionada em 13 de abril de 2021 pelo prefeito Yves Ribeiro.

O agendamento deverá ser feito por meio do telefone 9 9930-0298 e o cadastramento, deverá ser realizado, presencialmente, no DAD, das 9h às 15h, que funciona no Centro Administrativo, localizado na Avenida Geraldo Pinho Alves(antigo Campo de Aviação),  Maranguape I.

Para o cadastramento serão necessários os seguintes documentos dos pais/ responsável e das pessoas com autismo: Identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4, laudo de comprovação do Transtorno com o CID, especificando o Transtorno do Espectro Autista.

O diretor do DAD, Kleber Pyrrho, comentou que a carteira vai garantir ao autista prioridade nos estabelecimentos e departamentos de saúde, políticas sociais, educação e locais na iniciativa privada. Kléber mencionou também que as primeiras carteiras serão entregues no dia que começa a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de agosto.

"A importância  da confecção da Carteira do Autista no munícipio de Paulista é  a visibilidade para os atendimentos, já que o Autismo é um distúrbio neurológico, não identificável na maioria dos casos, como é a Síndrome de Down, Microcefalia, Hidrocefalia, por exemplo. No caso do Autismo, 90% das pessoas não conseguem identificar." Destacou Maysa Gomes, mãe de José Miguel.

Mais informações podem ser obtidas através do email: diretoriapcd.social.paulista@gmail.com .