Cultura |

Prefeito do Paulista participa de missa em homenagem à Santa Isabel, co-padroeira da cidade

Fiéis e autoridades municipais também foram agraciados

A noite do sábado (09), em Paulista, foi marcada por uma missa em homenagem à Santa Isabel Rainha de Portugal, co-padroeira da Cidade das Chaminés. O evento teve a presença do prefeito da cidade do Paulista, Yves Ribeiro. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo Pe. Carlos Fred e concelebrada pelo pároco Pe. Adriano Chagas, que ao final da celebração fez um agradecimento e prestou homenagens a membros do Poder Executivo e aos fiéis que fazem parte da paróquia.

Yves Ribeiro, ao lado de seu secretariado, fez questão de participar das comemorações e destacou a importância das atividades católicas para a comunidade. “Esses eventos são parte da cultura e tradição do nosso povo, é um legado que é passado de geração em geração e que enche nosso coração de fé e renova nossa energia. Agradeço ao Padre Adriano Chagas pela linda homenagem que recebi”, disse o gestor.

Os festejos em honra a Santa Isabel, Rainha de Portugal, aconteceram de 1º a 10 de julho com o tema “A exemplo de Santa Isabel, a fé e o amor nos unem à Eucaristia e aos pobres”. Este ano, a comunidade teve mais um motivo para celebrar o título concedido à Santa Isabel de Padroeira da cidade do Paulista, ao lado de Nossa Senhora dos Prazeres.

No domingo (10), às 15h, em frente à Igreja de Santa Terezinha, no bairro de Jardim Maranguape, uma carreata com a imagem da Padroeira passou pelas ruas dos bairros que fazem parte da paróquia: Catolé, Aurora, Nobre, Maranguape I, Jaguaribe e Jardim Maranguape, com a venerada imagem de Santa Isabel até a Matriz, onde aconteceu a solene celebração.

Todos os anos no encerramento da festa, a Paróquia realiza a bênção dos pães e das rosas da Rainha Santa, por conta de um dos seus milagres.

Segundo a lenda portuguesa, numa manhã fria de inverno, a rainha santa saiu do Castelo do Sabugal para fazer a caridade aos mais desprotegidos da sociedade, levando no seu regaço pedaços de pão e moedas.