Cultura |

Com o apoio da Prefeitura do Paulista, artesãos faturam na Fenearte 2022

Microempreendedores estão no estande 380 do Centro de Convenções

Os artesãos da cidade do Paulista estão atuando na 22ª segunda edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte),no Centro de Convenções. Com o suporte da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude (STCEJ), três associações de artesãos da Cidade das Chaminés faturam uma renda extra no evento. O pessoal do Paulista está no estande 380 da Rua 15 do pavilhão de exposições. O evento faz uma homenagem aos 30 anos do movimento Manguebeat e seu fundador, Chico Science – falecido em 1997.

As entidades de artesãos são devidamente cadastradas e regulamentadas com CNPJ na Prefeitura e compreendem a Associação dos Artesãos do Paulista (AAPPE), Associação Paulistense Artesanal e Cultural do Paulista (APARTEC) e Associação de Mulheres Nova Esperança do Paulista (AMNE).

Artesã e representante da (AMNE), Luciene Mendonça, reforça que a oportunidade proporciona a visibilidade do trabalho do pequeno artesão da cidade. “Estamos neste espaço patrocinado pela Prefeitura do Paulista para que possamos divulgar e vender nossos produtos. Nós estamos com diversos produtos, como: bonecas, fantoches, almofadas, bandejas e artigos para decoração de cozinha em geral, além de artigos em crochê”.

“Somos uma associação com 30 anos de existência e surgimos com o intuito de retirar os adolescente das ruas e combater por meio da arte a desigualdade social. Nossa instituição conta com mais de 40 artistas que participam da feira de artesanato do centro do Paulista, e que residem nos bairros de Arthur Lundgren II, Maranguape I Janga, Conceição, Pau Amarelo e Mirueira”, acrescentou Luciene Mendonça.

Técnica em Turismo, da Prefeitura, Aparecida Queiroz afirma que a Fenearte é um evento muito estratégico. “A feira tem um caráter internacional temos visitantes de Pernambuco , do Brasil e do exterior, que compram os produtos solicitam os contatos dos artesãos para encomendar novos produtos”, comentou.

De acordo com o Superintendente de Políticas de Juventude da STCEJ, Raul Ribeiro, na gestão do Prefeito Yves Ribeiro existe um compromisso em oferecer alternativas para que os artesãos e outros segmentos do ramo de negócios possam escoar os seus produtos.