Gabinete do Prefeito |

Prefeitura de Paulista decreta situação de emergência e calamidade por causa das fortes chuvas

A medida foi tomada após a cidade registrar mais de 141 milímetros de chuvas

Neste sábado (28), em virtude das fortes chuvas que atingem a cidade do Paulista e a Região Metropolitana do Recife,

o prefeito Yves Ribeiro decretou situação de emergência e calamidade pública no município.

O decreto de N° 045/2022, assinado pelo prefeito Yves Ribeiro, tem base no Boletim de Acompanhamento da Chuva em Pernambuco, elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC -, que apresenta o acumulado atual de precipitação em Pernambuco, no período de 1 de maio a 27 de maio, com média climatológica de 310.10 milímetros prevista, tendo constatado até o dia 27 de maio de 2022 precipitações que alcançaram 380.6 mm, 123% do percentual acumulado em relação à média.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A medida foi tomada com o intuito de dar agilidade às ações do governo municipal no enfrentamento dos problemas, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos, e a iminente necessidade de amparar e auxiliar a parcela da população afetada.

Por fim, fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de reposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos.

A cidade registou 141 milímetros de chuvas nas últimas 24h. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas realizando intervenções nos locais mais atingidos pelas precipitações. Além disso, o órgão pode ser acionado a qualquer momento por meio do número 153.