Meio Ambiente |

Filhotes da espécie tartaruga-verde nascem na praia de Maria Farinha, em Paulista

Na última quarta-feira (20), 83 filhotes de tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde, nasceram na Praia de Maria Farinha, na Cidade do Paulista. Na ocasião, moradores e pescadores puderam acompanhar o nascimento.

O ninho vinha sendo monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas.

A iniciativa, que foi aprovada pelo SISBIO ICMBIO Centro Tamar, já identificou mais de 30 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 1.300 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva, e cerca de sete ninhos ainda vão eclodir no local.

A população também pode ajudar na identificação dos ninhos. Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153.