Políticas Sociais |

Prefeitura de Paulista vai promover carreata em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo

O evento ocorrerá no próximo domingo (03), com concentração às 8h na Rua da Saudade, nº 11, em Paratibe. O trajeto percorrerá algumas ruas do município, com término no Ecoparque das Paineiras

A Prefeitura da Cidade do Paulista realizará no próximo domingo (03) uma carreata em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

A ação acontecerá por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos,  percorrendo algumas das principais ruas do município, com o intuito de promover inclusão e alertar sobre a importância de que as pessoas se conscientizem sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), quebrando barreiras e preconceitos.

"Convido a população da nossa cidade para participar deste momento conosco! Estaremos falando sobre a importância do respeito, da conscientização e, acima de tudo, da acessibilidade, e principalmente da inclusão social para todos, porque podemos ter deficiência, mas não temos diferenças, apesar de todos nós termos particularidades. Vamos juntos fortalecer a acessibilidade, para termos uma cidade cada vez mais inclusiva", destacou Kleber Pyrrho, diretor da Pessoa com Deficiência da Cidade do Paulista.

Percurso da Carreata:

Concentração na Rua da Saudade, número 11, em Paratibe, seguindo o percurso por Arthur Lundgren 2, Jardim Paulista e terminando no Ecoparque das Paineiras (em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira).

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas. Em 2022, o tema é “Lugar de autista é em todo lugar!“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar presente nas redes sociais. Desde 2020, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue unida em uma campanha nacional com tema único.

O autismo, como é popularmente conhecido, é bastante complexo, de modo que os indivíduos não apresentam um quadro-padrão de desenvolvimento, sendo possível observar diferentes manifestações em cada um. Por isso, o termo “espectro” é adotado.

De maneira geral, as pessoas com esse transtorno apresentam dificuldade de comunicação e interação social, bem como comportamentos e/ou interesses restritivos e repetitivos. Cerca de 10% das pessoas com autismo apresentam grandes habilidades matemáticas, artísticas, musicais e de memória (savantismo).