Saúde |

Paulista inicia nesta quarta-feira (02) vacinação de crianças de 7 anos sem comorbidades

A imunização infantil ocorre em três polos, por ordem de chegada. No momento da aplicação, é necessário apresentar a documentação da criança e dos pais ou responsáveis

Abrindo uma nova etapa na imunização infantil contra a Covid-19, a Prefeitura da Cidade do Paulista inicia nesta quarta-feira (02/02) a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de 7 anos sem comorbidades. A imunização ocorre por ordem de chegada (sem agendamento), de segunda-feira (31/01) a sábado (05/02), das 9h às 16h.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza três polos exclusivos para a vacinação infantil (até 11 anos): Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no Janga, Colégio Firmino da Veiga, no Centro, e Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Paratibe.

Para facilitar o registro da dose aplicada, é necessário apresentar CPF ou Cartão SUS e RG ou Registro de Nascimento, além do comprovante de residência. Devem ser apresentadas a documentação da criança e a do adulto.

A contraindicação vacinal existe apenas para quem possui reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer um dos componentes do imunizante. Até o momento, nenhuma criança apresentou quadro de reação adversa no município.

Comorbidades, doenças neurológicas crônicas e distúrbios do desenvolvimento neurológico

A imunização de crianças a partir de 5 anos com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo, continua liberada. O público a partir de 5 anos com comorbidades também pode se vacinar.

As comorbidades que possuem prioridade na vacinação infantil são aquelas elencadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO): diabetes mellitus, as pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, doenças cardiovasculares, obesidade grave, doença renal, cirrose hepática e imunossuprimidos.

O grupo com comorbidade precisa apresentar laudo médico, além da documentação pessoal. Os pais ou responsáveis também devem levar laudo médico para a vacinação de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico.

Orientação aos pais ou responsáveis

Por precaução, o imunizante contra a Covid-19 não deve ser administrado simultaneamente a outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo mínimo de 15 dias.

No momento da aplicação, os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando concordância. Em caso de ausência, será exigida autorização através de um termo de assentimento por escrito. A vacina salva vidas!

Confira os polos de vacinação para o público infantil (até 11 anos):

De segunda-feira (31/01) a sábado (05/02) - 9h às 16

- Centro de Paulista: Colégio Firmino da Veiga. Rua Travessa do Sabugi, s/n.

- Paratibe: Colégio Paroquial Nossa Senhora de Fátima. Rua Henrique Dias, nº 85.

- Janga: Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). Avenida Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 3580, no Janga.