Educação |

Prefeito Yves Ribeiro assinou Ordem de Serviço de escola de ensino integral em Nossa Prata

O Prefeito Yves Ribeiro assinou, nesta quarta-feira (19), a Ordem de Serviço (O.S) para a implantação da primeira escola de ensino integral do município. A unidade será construída no Conjunto Nossa Prata, na Rua Áurea Batista de Araújo - nas proximidades do posto de saúde local -, onde ocorreu a solenidade, além da presença de um polo de vacinação itinerante contra a Covid-19 durante o dia.

Na ocasião, acompanhado de uma comitiva de secretários, Yves relembrou a trajetória da luta por moradia das pessoas que vivem em Nossa Prata, citando os líderes comunitários que trabalham pela causa. A comunidade foi beneficiada com a construção de 1.438 casas.

O secretário de Educação Geraldo Lima destacou que o objetivo é construir uma escola moderna, com salas climatizadas e de ensino integral, nos turnos da manhã, tarde e noite. A obra faz parte do Programa Acelera Paulista - PAP -, com previsão de término em 180 dias.

O projeto prevê oito salas de aulas. Haverá espaço para leitura, biblioteca, refeitório, cozinha, despensa, banheiros com acessibilidade, recreio coberto e área de convivência externa. O objetivo é atender 900 estudantes, distribuídos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O entorno da escola terá muro com identificação gráfica, portão de acesso, estacionamento externo, quadra de vôlei de areia, espaço de convivência para estudantes, passeio interno e paisagismo.

“É uma grande felicidade assinar a Ordem de Serviço da primeira escola de tempo integral do município. Agradeço aos vereadores pelo apoio e a todos os secretários e funcionários por fazerem parte dessa conquista”, disse Yves Ribeiro.

O gestor também destacou que a pavimentação de ruas nessa área é uma das metas do governo. "Já estamos realizando licitação e pretendemos atender essa necessidade", afirmou.

Outros projetos

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, ressaltou que o Conjunto Nossa Prata também terá uma programação de projetos para ser beneficiada, entre eles o Jovem de Olho no Futuro.

A iniciativa promoverá cursos técnicos e profissionalizantes através de convênio com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Além disso, há o Programa Barriga Cheia, o Jovens Mães Gestantes e a Cozinha Comunitária.

Moradia Popular

A assistente social da Secretaria de Projetos Especiais da Prefeitura de Paulista, Ana Paula, — coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Estado de Pernambuco (MTST), filiada à União Nacional por Moradia Popular — , esteve presente e parabenizou o prefeito Yves Ribeiro e todos os moradores por lutarem pela moradia digna e pelo direito à educação.

“A implantação da primeira escola de tempo integral é de grande importância para o município. Assim como a construção do conjunto habitacional foi fundamental para os que lutam pelo direito à moradia, a escola em tempo integral é de grande valor para a efetivação do direito à educação. Todos estão de parabéns, Prefeito Yves Ribeiro, a Secretaria de Educação e a comunidade”, disse Ana Paula.

Comissão

Yves Ribeiro anunciou que vai criar uma comissão para acompanhar as principais demandas dos líderes comunitários para a articulação de projetos de desenvolvimento urbano, infraestrutura, segurança e serviços públicos. Entre os líderes estão Sérgio Capoeira, Fábio Augusto, Beto Sem Teto, Janaína e Rodrigo.

Programa Acelera Paulista

O PAP vai promover investimentos em infraestrutura, saúde, políticas sociais, educação, cultura, lazer e em outras áreas importantes do município.