Meio Ambiente |

Servidores da Prefeitura de Paulista participarão de curso no Espírito Santo sobre proteção das tartarugas marinhas

Das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no litoral brasileiro, quatro já foram registradas na Cidade do Paulista. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre monitoramento e conservação desses animais, a Prefeitura Municipal enviará uma equipe para participar de um curso de capacitação na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio, em Linhares, no Espírito Santo.

Servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA) participarão da formação entre os dias 16 e 19 de novembro.

“Os nossos 14 km de orla marítima têm grande diversidade faunística, costeira e marinha. Pelo depoimento dos pescadores e moradores locais, há mais de 30 anos são registrados ninhos de tartarugas marinhas nas praias do município. Cuidar desse tesouro é uma preocupação do prefeito Yves Ribeiro ”, disse o secretário Cláudio Nunes.

Para realizar o monitoramento e manejo das tartarugas marinhas, animais que estão em risco de extinção e são protegidos por lei, é necessário obter autorização do SISBIO/ICMBio/TAMAR e participar, obrigatoriamente, da capacitação e do treinamento oferecido pelo Centro TAMAR/ICMBIO.

O grupo designado para participar da qualificação é formado por profissionais de diversas áreas de atuação. Além do coordenador do Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana, Sílvio Batista, integram a equipe a analista ambiental e bióloga Geanne Santos; a analista ambiental e engenheira agrônoma Bruna Maldonado; a técnica ambiental-agrícola Jocelane Cavalcanti; o técnico ambiental Vitor Alves e o analista ambiental e engenheiro florestal Tiago de Oliveira Santos.