Desenvolvimento Urbano |

Yves Ribeiro participa de encerramento da Semana Lixo Zero

O Prefeito da Cidade do Paulista, Yves Ribeiro, participou do encerramento da Semana Lixo Zero, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Olinda, nesta sexta-feira (29). A Semana Lixo Zero é promovida nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero, na última semana de outubro.

O evento tem o intuito de proporcionar um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pela destinação dos resíduos sólidos. A ideia é unir os integrantes da sociedade - gestores públicos, empresários, educadores e cidadãos -, visando atingir a meta Lixo Zero. A iniciativa também propõe ações público-privadas que minimizem os impactos do aquecimento global.

Em suas atividades, o Instituto Lixo Zero Brasil promove inovação para sustentabilidade e responsabilidade social; reduz o envio de resíduos para aterros sanitários, através de práticas de re-desing de produtos, redução, reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos; reconhece e divulga as boas práticas em resíduos sólidos, entre outras funções.

A Embaixadora Lixo Zero Paulista, Viviane Silvestre, esteve presente na ocasião, com a missão de coordenar e apoiar os embaixadores dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Olinda, além de aproximar as cidades vizinhas Paulista e Olinda para um diálogo sobre o tema.

“Na Cidade do Paulista, nossa parceria com o Instituto Lixo Zero está a todo vapor. Estamos colocando em prática políticas públicas que incentivam a redução da produção de lixo e a conscientização da população sobre esse tema tão importante no mundo”, disse Yves Ribeiro.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, esteve presente na cerimônia. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente de Paulista, Cláudio Nunes, e o Chefe de Gabinete do município, Marcos Eduardo, também prestigiaram o encerramento.

ll Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

No mês de junho, Yves Ribeiro palestrou na abertura do ll Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília. Em sua intervenção, o prefeito de Paulista destacou as lutas travadas em defesa do meio ambiente ao longo de quase 50 anos de ativismo social e de exercício da função pública. Antes de sua apresentação, foi exibido um filme que conta um pouco dessa história, intitulado "Yves Ribeiro, um ativista por natureza".

Maio: Mês do Meio Ambiente

No mês de maio, Yves Ribeiro lançou a campanha “Mês do Meio Ambiente”, com um evento de abertura no Ecoparque das Paineiras, no Centro de Paulista.

Para incentivar o descarte correto, foram instalados 11 ecopontos em diversos locais no município. A iniciativa promoveu a destinação consciente dos resíduos eletroeletrônicos (computadores, nobreaks, monitores, notebooks, celulares, microondas, ares-condicionados, cabos/fios e TVs).

Durante a campanha, também houve o plantio de mudas em praças da cidade, a instalação de ecobarreira em canais e homenagens para entidades e pessoas parceiras com atuação na área.