Saúde |

Em Paulista, crianças e adolescentes são convidados a participar do Dia D da vacinação neste sábado (16)

A Prefeitura da Cidade do Paulista está promovendo, neste sábado (16), o Dia D da vacinação. A ação tem o intuito de atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, ocorrendo das 8h às 17h, nas 47 Unidades de Saúde da Família (USF) do município.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paratibe, o jovem Leanderson Luiz, 15 anos, foi um dos primeiros a atualizar a caderneta vacinal. O secretário de Saúde Charles Roger acompanhou a atividade em diversas unidades, inclusive na USB de Paratibe.

A recomendação da Secretaria de Saúde Municipal é que os pais levem seus filhos ao posto de saúde mais próximo de sua residência. É necessário levar caderneta de vacinação, CPF e cartão do SUS.

Os adolescentes que receberam a vacina contra a Covid-19 podem tomar os outros imunizantes normalmente, não havendo recomendação contrária. Também é possível receber a aplicação contra a Covid-19 após ter tomado as outras vacinas que serão disponibilizadas neste sábado.

Vacina contra a Covid-19

De acordo com o critério idade, a etapa atual do Plano de Imunização de Paulista contempla o público a partir de 12 anos. O grupo é imunizado com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para adolescentes entre 12 e 17 anos.

Caderneta Vacinal

Ao nascer

BCG (Bacilo Calmette-Guerin), previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea (dose única); Hepatite B, previne a hepatite B (dose única);

2 meses

Penta, previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B (primeira dose).

Vacina Inativa da Poliomielite (VIP), previne poliomielite (paralisia infantil). Primeira dose.

Pneumocócica 10 Valente, previne penumonia, otite, meningite e outras doenças, causadas pelo pneomococo (primeira dose).

Rotavírus, previne diarreia por rotavírus (primeira dose).

3 meses

Meningocócica C, previne a doença meningocócica C (primeira dose).

4 meses

Penta, previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B. Segunda dose.

Vacina Inativa da Poliomielite, previne poliomielite (paralisia infantil). Segunda dose.

Pneumocócica 10 Valente, previne penumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo penumococo. Segunda dose.

Rotavírus, previne diarreia por rotavírus. Segunda dose.

5 meses

Meningocócica C, previne a doença meningocócica C. Segunda dose.

6 meses

Penta, previne diafteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e infecções por Haemophilus Influenzae B. Terceira dose.

Influenza, previne a influenza. Uma dose na campanha anual. Para as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, primovacinadas (que tomarão a vacina pela primeira vez), a recomendação é administrar 2 (duas) doses com intervalo de 30 dias entre as doses.

9 meses

Febre amarela (áreas com recomendação para a vacinação), previne a febre amarela. Dose única.

12 meses

Tríplice Viral, previne sarampo, caxumba e rubéola. Primeira dose.

Pneumocócica 10 Valente, previne pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo. Dose Reforço.

Meningocócica C, previne a doença meningocócica C. Dose Reforço.

15 meses

DTP, previne difteria, tétano e coqueluche. Primeiro reforço.

Vacina Oral Poliomielite, previne poliomielite (paralisia infantil). Primeiro reforço.

Hepatite A, previne hepatite A. Uma dose.

Tetra Viral ou Tríplice Viral + Varicela, previne sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora. Segunda da vacina tríplice viral e Primeira dose da vacina varicela.

DTP, previne difteria, tétano e coqueluche. Segundo reforço.

Vacina Oral Poliomielite, previne poliomielite (paralisia infantil). Segundo reforço.

Varicela Atenuada, previne varicela/catapora. Segunda dose.

Vacinas para adolescentes

Meninas de 9 a 14 anos

HPV, previne o papilomavírus humano que causa cânceres e verrugas genitais. Duas doses com seis meses de intervalo.

Meninos de 11 a 14 anos

11 a 14 anos

Meningocócica, previne a doença miningocócica C. Dose única ou reforço de acordo com a situação vacinal.

A partir de 10 anos

Hepatite B, previne hepatite B. Três doses de acordo com a situação vacinal.

Febre amarela (áreas com recomendação para a vacinação), previne a febre amarela. Dose única se nunca tiver sido vacinado ou sem comprovante.

Dupla Adulto, previne diafteria e tétano. Três doses de acordo com a situação vacinal e reforço a cada 10 anos.

Tríplice Viral, previne sarampo, caxumba e rubéola. Duas doses a depender da situação vacinal anterior.