Gabinete do Prefeito |

Yves Ribeiro participa de evento com o governador Paulo Câmara sobre o anúncio da restauração da PE-022 e assinatura de convênio para contenção do avanço do mar em Paulista

Diversas outras obras que serão realizadas na Cidade do Paulista também foram anunciadas. As ações são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado

O prefeito Yves Ribeiro participou, na manhã desta sexta-feira (15), em Paulista, de um evento com o governador Paulo Câmara sobre o anúncio da restauração da PE-022 e da realização de um convênio para conter o avanço do mar no município, além de diversas outras obras. O evento ocorreu na Escola Estadual EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão, em Maranguape I.

Na ocasião, foi anunciado a abertura do processo licitatório para a contratação da empresa especializada que será responsável pela elaboração do projeto executivo de restauração da rodovia, fruto de uma articulação entre a Prefeitura de Paulista e o Governo do Estado de Pernambuco. O serviço faz parte do Plano Retomada, lançado no mês de agosto deste ano pelo governo estadual.

Houve também a assinatura de um convênio para contenção do avanço do mar no litoral de Paulista. O investimento previsto é de 2,8 milhões de reais, com recursos oriundos do estado.

As demais obras anunciadas foram a assinatura de Ordem de Serviço para perfuração de seis poços tubulares profundos para captação de água subterrânea do aquífero Beberibe, destinados ao reforço do SAA Pau Amarelo, Nossa Senhora da Conceição, Maria Farinha, Maranguape I e Maranguape II; o anúncio de licitação para pavimentação em paralelepípedos da Avenida Getúlio Vargas e Rua Itinga (aporte de R$ 2.099.399,61).

Aconteceu ainda o anúncio da oferta de cofinanciamento para implantação da Cozinha Comunitária no município; o anúncio da liberação de recursos de cofinanciamento de Benefício Eventual Equivalente a três parcelas para Trabalhadores Barraqueiros do Município de Paulista; o anúncio do repasse de recurso de cofinanciamento para manutenção dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no valor de R$ 105 mil.

O vice-prefeito Dido Viera esteve presente na solenidade ao lado do prefeito Yves Ribeiro e do governador Paulo Câmara. Os secretários Jorge Carreiro (Projetos e Programas) e Kelly Tavares (Políticas Sociais e Direitos Humanos) representaram todo o secretariado municipal.

O Poder Legislativo foi representado na esfera nacional, estadual e municipal. Os deputados federais André de Paula e Carlos Veras estiveram presentes, bem como o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros, e o presidente da Câmara Municipal de Paulista, vereador Edinho Araújo.

Parceria entre governo municipal e estadual

Todas as ações serão realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura de Paulista e o Governo do Estado.

A execução da recuperação da PE-022 ficará a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.

No serviço, a pista será recuperada em toda a sua extensão, totalizando 9,8 quilômetros a partir do entroncamento da PE-015, passando pelo bairro de Maranguape II, até a entrada da PE-001, na Praia de Conceição. A iniciativa contará com aporte de 196 mil reais.

As intervenções previstas deverão abranger os serviços de recuperação do sistema de drenagem, requalificação da pavimentação e implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo da via.

Governo Presente

A Escola Estadual EREM Professor Arnaldo Carneiro Leão, onde ocorreu o evento, recebeu na ocasião a ação “Governo Presente” da gestão estadual.

Foram realizados serviços de emissão de RG e CPF; emissão de segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito; atendimento da Compesa e Detran; assistência para Cadastro Único (CAD), Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família, oferecido pela Secretaria de Políticas e Direitos Humanos de Paulista; testes para Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite, aferição da pressão e da glicemia, e vacina contra a gripe, promovida pela Secretaria de Saúde de Paulista.

Fotos: Danilo Brito