Meio Ambiente |

Paulista terá Patrulha Ambiental com foco no monitoramento das áreas de preservação

Guardas civis municipais receberão capacitação para intensificar a fiscalização ambiental no município, trabalhando no resgate de fauna silvestre e no atendimento de denúncias de poluição sonora na área urbana

A Prefeitura da Cidade do Paulista está implantando a Patrulha Ambiental Municipal (PAM). O órgão vai aprimorar a fiscalização do patrimônio ambiental da cidade, promovendo ações de monitoramento e controle. Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente (SEDURTMA), a PAM terá suas ações coordenadas pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA).

O grupo será composto por guardas civis municipais, que receberão treinamento para captura e resgate de fauna silvestre, além do patrulhamento das Unidades de Conservação Ambiental inseridas em Paulista.

Os profissionais também participarão de programas na área de educação ecológica e serão capacitados para fiscalizar, no âmbito urbano, as denúncias de poluição sonora. Dispondo de três viaturas - um carro e duas motos -, a equipe também terá sede própria.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Cláudio Nunes, falou sobre a missão delegada pelo Prefeito Yves Ribeiro na preservação da natureza. “Já temos um veículo que ficará à disposição da equipe. O nosso município tem uma extensa área de Mata Atlântica e ecossistemas associados, e o Prefeito Yves Ribeiro quer buscar meios para cuidar desse tesouro natural. Estamos visitando órgãos especializados na proteção do meio ambiente, para que possamos atuar em sintonia”, disse Cláudio.