Segurança e Mobilidade |

Prefeitura de Paulista e Polícia Civil capacitaram guardas municipais do Litoral Norte

Por Max Felipe

Na sexta-feira (20), o delegado da 8º DESEC, Thiago Uchoa, e o perito papiloscopista especial da PCPE, Adenaule Geber, realizaram treinamento teórico e prático para os profissionais de segurança pública dos municípios de Paulista, Igarassu, Itapissuma e Goiana

A Prefeitura da Cidade do Paulista e a Polícia Civil de Pernambuco realizaram, na última sexta-feira (20), uma oficina de capacitação sobre prevenção e isolamento de locais de crime. Através da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do município, o treinamento ocorreu no Centro Administrativo de Paulista, em Maranguape I, durante toda a manhã e toda a tarde da sexta-feira. Também houve uma atividade prática no estacionamento do prédio, na área externa.

A capacitação dos profissionais de segurança pública, no âmbito municipal, é uma das ações promovidas pelo Prefeito Yves Ribeiro para melhorar a segurança do município.

Representantes das guardas municipais das cidades de Paulista (André Félix, comandante), Igarassu (Sandoval Simplício, comandante), Itapissuma (Gerbson Pedro Oliveira, diretor de Segurança) e Goiana (Rosenilda Francisco, inspetora), localizadas no Litoral Norte, participaram do treinamento na área externa do prédio, com diversas simulações práticas. Eles estiveram acompanhados dos membros de suas guardas.

Na abertura da oficina, participaram da mesa o secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil de Paulista, Marcelo Menezes, acompanhado do assessor da pasta, Tiago Buarque, o delegado da 8ª Delegacia Seccional de Polícia / Paulista (DESEC), Thiago Uchoa, e o perito papiloscopista especial da PCPE, Adenaule Geber.

“Esse é o primeiro de uma série de novas capacitações que vamos fazer. O nosso objetivo, conforme a determinação do Prefeito Yves Ribeiro, é promover o aperfeiçoamento do nosso pessoal para que a gente possa prestar o melhor serviço ao povo de nossa cidade”, disse Marcelo Menezes.

Em uma cena de crime, tomadas todas as providências de socorro pelos órgãos competentes, o guarda municipal precisa isolar o local e garantir a sua preservação, além de garantir a sua segurança. De acordo com o delegado Thiago Uchoa, da 8ª Delegacia Seccional de Polícia/ Paulista (DESEC), é importante que a população compreenda a necessidade de ajudar os agentes públicos, evitando passar da área delimitada, para não atrapalhar a investigação da polícia.

"Curiosos que chegam próximo ao local do crime muitas vezes atrapalham na questão da manutenção dos vestígios que serão estudados pela Polícia Científica, trazendo isso para o inquérito policial, através de uma perícia. Então, é importante que a população compreenda que ela deve ajudar os agentes públicos nessa preservação. Ou seja, quando o local estiver isolado, evite passar da área demarcada”, afirmou Thiago Uchoa.

O delegado também agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Paulista em propor a qualificação para sua guarda e também de cidades vizinhas. “Viemos aqui à convite da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil de Paulista, para trazer um aperfeiçoamento em como a Guarda Municipal proceder com o isolamento, preservação dos vestígios. Tudo isso para ajudar a investigação policial, feita pela polícia judiciária com o apoio da polícia científica, que vai pegar todo esse material preservado, ajudando no passo a passo da investigação e, consecutivamente, a achar o autor do crime”, completou o delegado.

De acordo com Adenaule Geber, perito papilocopista especial da PCPE, um dos graves problemas da perícia é a quase inexistente preocupação de um correto isolamento do local de crime e respectiva preservação dos vestígios naquele ambiente. “A área a ser isolada nos casos de crimes contra a pessoa compreenderá, a partir do ponto onde esteja o cadáver ou de maior concentração dos vestígios até além do limite onde se encontra o último vestígio que esteja visualizado numa primeira observação”, declarou Adenaule.

O delegado Thiago Uchoa e o perito Adenaule Geber destacaram os pontos importantes da capacitação: resguardar o local de crime; assegurar a idoneidade dos vestígios; propiciar aos peritos condições técnicas de analisar todos os vestígios em busca da prova material; fornecer subsídios necessários para uma boa investigação criminal.

Para finalizar, o secretário Marcelo Menezes, em nome do Prefeito Yves Ribeiro, agradeceu ao delegado Thiago Uchoa, ao perito Adenaule Geber e a todos os participantes dos municípios convidados. O assessor da Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Tiago Buarque, também parabenizou a iniciativa do Município e da Polícia Civil. "É extremamente importante a capacitação para o efetivo da Guarda Municipal, até porque como gestor de segurança, na área operacional, nos deparamos sempre com situações de delitos tanto contra a vida, quanto ao patrimônio."

Representantes das Guardas Municipais

Paulista - André Félix, comandante.

Igarassu – Sandoval Simplício, comandante.

Itapissuma – Gerbson Pedro Oliveira, diretor de Segurança.

Goiana - Rosenilda Francisco, inspetora.

Texto e Fotos: Max/ Imprensa/ Paulista/PE