Saúde |

Paulista amplia vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades nesta quarta-feira (12)

O agendamento deve ser realizado através do site ou aplicativo. Passam a ser contempladas pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos que residem no município e comprovem a declaração de comorbidade através de laudo médico

A Prefeitura de Paulista ampliou a vacinação para alcançar pessoas com diversos tipos de comorbidades definidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.  A Secretaria de Saúde do município passa a vacinar pessoas com idade entre 55 e 59 anos que possuam comorbidades. O agendamento está disponível a partir desta quarta-feira (12), através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site.

É necessário ter um laudo médico comprovando a comorbidade no momento da vacinação (sem obrigatoriedade para pessoas com Síndrome de Down, cuja informação poderá ser autorreferida). Caso o paciente não tenha o laudo, ele deve baixar o formulário que está disponível no site e levá-lo ao médico para que seja preenchido e carimbado. O mesmo formulário assinado pelo médico (ou o laudo de comorbidade) deve ser apresentado no ponto de vacinação, no dia e na hora agendados.

Os pontos de vacinação funcionam das 09h00 às 16h00. No dia de receber a aplicação, é preciso estar com o laudo médico que comprove a comorbidade (o mesmo anexado no site) ou formulário carimbado e preenchido por um médico, documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência em mãos. A vacina aplicada será a Oxford/AstraZeneca, que requer um intervalo de aproximadamente 90 dias entre a primeira e a segunda dose.

Confira os grupos com comorbidades (pessoas entre 55 e 59 anos)

• Diabetes mellitus

• Pneumopatias Crônicas graves

• Hipertensão arterial resistentes e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronárias

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doenças da aorta, dos grandes vasos e fissuras arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênitas no adulto

• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

• Doenças cerebrovascular

• Doença renal crônica

• Imunossuprimidos

• Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses

• Hemoglobinopatia grave

• Cirrose hepática

• Obesidade mórbida

• Síndrome de down

Confira os locais de vacinação

• Centro Administrativo

Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape I

• Drive-Thru da Aurora

Rua da Aurora - Centro

• Clube Municipal de Paratibe

Rua Dr. José Mariano, s/n - Paratibe

• Igreja de Nossa Senhora de Ó.

Avenida Dr. José Cláudio Gueiros Leite, 7113

• FASUP