Saúde |

Paulista interrompe 2ª dose da CoronaVac por falta do imunizante no município

É aguardada a chegada de novos lotes para dar continuidade à imunização. Os idosos que receberam a vacina da Oxford/Astrazeneca e que completaram 90 dias da primeira dose, já podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação para receber a segunda aplicação, sem necessidade de agendamento

Desde o início da vacinação, Paulista segue com o compromisso de imunizar a população de acordo com as etapas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Contudo, em decorrência da falta do imunizante CoronaVac no município, a Secretaria de Saúde de Paulista interrompeu a aplicação da segunda dose da vacina do Instituto Butantan na tarde desta quarta-feira (05).

A Prefeitura da cidade do Paulista aguarda a chegada de novos lotes para dar continuidade à imunização dos idosos que aguardam receber a segunda dose da CoronaVac. Tendo em vista a situação, a Secretaria de Saúde solicita aos idosos que já completaram os 28 dias da primeira aplicação que aguardem o envio de novas vacinas ao município, o que deve ocorrer em breve.

A administração da segunda dose continua, no entanto, para aqueles que receberam o imunizante da Oxford/AstraZeneca e completaram 90 dias da primeira imunização. Essas pessoas já podem se dirigir a qualquer um dos pontos de vacinação para receber a segunda aplicação, sem necessidade de agendamento. É necessário apenas estar com cartão de vacinação e documento de identidade em mãos no dia, hora e local agendados.

O imunizante da AstraZeneca também está sendo utilizado na administração da primeira dose nos grupos pertencentes à etapa atual da vacinação (pessoas de 18 a 59 anos com comorbidades e idosos a partir de 60 anos). Esses grupos precisam realizar agendamento através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou através do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em dispositivos Android na página inicial do site. Além disso, também precisam estar com um laudo médico comprovando a comorbidade na hora de receber a vacina.

Confira os locais de vacinação para a aplicação do imunizante de Oxford/AstraZeneca.  O funcionamento é das 9h00 às 16h00

•  Centro Administrativo

Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape I

• Drive-Thru da Aurora

Rua da Aurora - Centro

• Clube Municipal de Paratibe

Rua Dr. José Mariano, s/n - Paratibe

• Igreja de Nossa Senhora de Ó.

Avenida Dr. José Cláudio Gueiros leite, 7113

• FASUP

Rua Dr. José Claudio Gueiros Leite, 3580 - Janga

•  Drive PE-22

Antigo núcleo do BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha

• Clube Municipal do Nobre

Rua do Nobre, s/n

Grupos contemplados nesta nova fase

Passam a ser contempladas com a vacinação, neste momento, as pessoas de 18 a 59 anos que são transplantadas de órgãos sólidos e medula óssea; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); pessoas com obesidade mórbida; pessoas com Síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; gestantes e puérperas (na fase do pós parto) com comorbidade

Informações complementares

No momento do cadastro, caso o paciente não tenha um laudo, deve baixar um formulário de comprovação de comorbidade e levá-lo a um médico para que ele possa preencher e carimbar (sem obrigatoriedade para pessoas com Síndrome de Down, cuja informação poderá ser autorreferida). Para as demais comorbidades, o mesmo formulário assinado pelo médico ou laudo de comorbidade deve ser apresentado no ponto de vacinação, no dia e na hora agendados.