Políticas Sociais |

Conselho Municipal do Idoso do Paulista (COMIP) se reuniu nesta quarta-feira (05) e apresentou novos conselheiros

A Reunião do Pleno também tratou sobre a criação da Diretoria de Promoção aos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, visando o fortalecimento da rede de proteção ao grupo

Nesta quarta-feira (05), no Centro Administrativo do município do Paulista, ocorreu a Reunião de Pleno do Conselho Municipal do Idoso do Paulista (COMIP). No encontro, houve a apresentação dos novos conselheiros da gestão e a exposição das atividades realizadas pelo COMIP no ano de 2020. Também ocorreu a nomeação dos representantes da Comissão de Fiscalização e Monitoramento do Conselho, órgão responsável pelas visitas às ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e pela elaboração dos relatórios que serão encaminhados para os demais órgãos de fiscalização, tais como a Vigilância Sanitária e o Ministério Público.

O evento foi conduzido pela presidente do COMIP, Juraci Silva. Na ocasião, a Secretária Executiva de Políticas Sociais e Direitos Humanos (SPSDH), Elisa Celina, se colocou à disposição para a realização de um trabalho em conjunto entre a SPSDH e o COMIP: “Essa parceria é muito importante para o fortalecimento da rede de proteção à pessoa idosa. Também é fundamental se ter, no município, um conselho atuante e participativo, em prol do controle social e da democratização de políticas públicas voltadas a esse grupo”, afirmou Elisa Celina.

Já a superintendente de Direitos Humanos, Mirella de Lucena, apresentou o organograma de sua pasta, destacando a criação da Diretoria de Promoção aos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. A criação do órgão é uma iniciativa que visa dedicar uma diretoria exclusiva para resolução de demandas envolvendo as pessoas idosas, fortalecendo o compromisso da gestão com esse segmento.

Também participaram da reunião os conselheiros (as) da sociedade civil: Juraci Silva (Associação dos  Aposentados); Adjane Silva (CAVIDA); Arnobio Lucena (Clube dos Idosos  Nossa Senhora da Conceição); Lindalva Coutinho (Grupo Sempre Feliz); Giselly Melo (ILPI Acolher); Ivaldo Sousa (ILPI Josineide Correia); e os conselheiros (as) representantes das secretarias: Kaio Albuquerque (Assuntos Jurídicos); Manoel Pessoa (Educação); Sueldo Paz (Saúde); Fabio Oliveira (Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil); e Aldomiro Araújo (Políticas Sociais e Direitos Humanos).