Cultura |

Paulista transformará Cine Teatro Paulo Freire em Complexo Multicultural

Prefeitura cria projeto para revitalizar o atual Cine Teatro Paulo Freire, o Colégio Firmino da Veiga e criar o Centro Cultural Ariano Suassuna, a Biblioteca Municipal e a Praça Cívica

Terra do aroma dos eucaliptos, da ciranda de Dona Duda e de inúmeros artistas, tanto da música, dança e artes quanto do teatro, das letras, da poesia, dos livros e de muita história, Paulista sempre exalta beleza em busca de novos talentos. E agora, acolher a cultura em um lugar ainda mais amplo, sustentável e moderno, será um avanço para o município. Pensando dessa forma, a Prefeitura da Cidade do Paulista — por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, e Turismo, Cultura, Esportes e Juventude — transformará o Cine Teatro Paulo Freire em um Complexo Multicultural, um mega projeto que vai valorizar a classe artística paulistense.

O Complexo Multicultural terá uma gigantesca área de 2.000 m², com acessibilidade em todas áreas e Concha Acústica para apresentação musical. Com a construção do Complexo, serão encontrados no espaço a Biblioteca Municipal, com 400m² de piso; o auditório Cine Teatro Paulo Freire, com capacidade para 250 lugares em 400 m² de piso; o Centro Ariano Suassuna, com 400m² de piso; o Colégio Firmino da Veiga, com capacidade para 400 alunos por turno, com 800 m² por piso; e a Praça Cívica para uso público.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou Termo de Referência no mês de abril para a contratação de empresa de consultoria, visando a elaboração dos projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e engenharia.

Atualmente, o Cine encontra-se fechado após a nova gestão encontrar o prédio sem condições de funcionamento. Com a importância da representatividade da classe artística, o mega projeto do Complexo será discutido no Conselho de Cultura e Artistas do município.