Turismo |

Prefeitura de Paulista busca atrair empreendimentos e fortalecer o turismo na cidade

Através de parcerias, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude busca a abertura de hotéis e novos empreendimentos para desenvolver o turismo no município

A Secretaria de Turismo de Paulista está fomentando o empreendedorismo e o crescimento da rede hoteleira da cidade. Desde o início da gestão, em janeiro, e após determinação do Prefeito Yves Ribeiro, está sendo feito um estudo do município, visando atrair empreendimentos e, consequentemente, fortalecer o turismo no local. O projeto tem como foco principal a área das praias e o desenvolvimento do Litoral Norte.

No próximo dia 15 deste mês será reinaugurado o Maria Farinha Praia Hotel (onde era o antigo Casablanca), cuja reabertura faz parte do projeto de parcerias da Prefeitura de Paulista com a rede hoteleira. Também existe a intenção de promover passeios ambientais e fazer sinalizações turísticas nas praias.

Um dos projetos mais importantes, porém, é a dragagem do Rio Timbó, que objetiva desobstruir o rio, melhorando a navegabilidade e facilitando a prática de esportes náuticos na região. O turismo é um dos potenciais estratégicos para geração de emprego e renda no município, com destaque para o turismo náutico, área onde Paulista já figura entre as cidades de maior destaque em Pernambuco.

Geração de Emprego através do Turismo no Brasil

Mesmo sendo um dos setores mais afetados pela pandemia, o setor do Turismo, no Brasil, gerou mais 21 mil empregos formais em 2020. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério da Economia. Os dados servem para demonstrar a importância e o impacto desse setor na economia e na geração de empregos no país.

Na pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com a Cielo, o Brasil gerou, no ano de 2019, 2,9 milhões de empregos formais no setor do turismo. As atividades de hospedagem e alimentação concentram 67% do total de emprego, movimentando um montante de R$ 238,6 bilhões em toda cadeia produtiva do setor no país.