Políticas Sociais |

Paulista reforça serviços do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família nos CRAS

A partir da última segunda-feira (08), atendimento ao público para programas e benefícios contemplados pelo CadÚnico ocorre em todas as seis unidades do CRAS

Na última segunda-feira (08), a Prefeitura de Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, reforçou os serviços do CadÚnico (Cadastro Único) nos CRAS e o atendimento ao público para programas e benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As 6 unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do município estão aptas a receber a população, e cada Centro conta com um profissional habilitado para o Cadastro Único.

A medida tem o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes à assistência social, disponibilizando mais pontos de atendimento e conferindo maior eficácia na prestação do serviço. Visto que todas as unidades do CRAS passam a realizar o serviço, não há mais atendimento presencial para o CadÚnico no Centro Administrativo.

O Cadastro Único é um conjunto de informações que identifica e caracteriza as famílias brasileiras de baixa renda. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos estados e pelos municípios, visando a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Devem se inscrever no Cadastro Único as famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa, ou com renda familiar total de até 3 salários mínimos.

Desde 2003, essa base de dados se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas e benefícios federais, que utilizam o Cadastro como base para seleção dos beneficiários. O Bolsa Família, o “Minha Casa, Minha Vida” (atual Programa Casa Verde e Amarela), o BPC e a Carteira do Idoso são exemplos de programas inseridos no sistema.

Como se inscrever no CadÚnico

Para a inscrição no CadÚnico, são necessários os seguintes documentos: CPF; RG; comprovante de residência; carteira de trabalho e certidão de casamento; todos originais. Os CRAS funcionam de segunda à quinta, das 8 às 12h. Confira abaixo os endereços de todas as unidades:

CRAS 1: Av. Dr. José Mariano, s/nº, Paratibe, no Clube da Santista. Bairros atendidos: Arthur Lundgren 1, Artur Lundgren 2, Paratibe e Jardim Velho.

CRAS 2: Av. Ministro Marcos Freire B. Freire, nº 45, Jardim Paulista Baixo. Bairros atendidos: Jardim Baixo, Jardim Alto, Centro, Mirueira, Sítio Fragoso, Chã da Mangabeira, Vila Torres Galvão, Muribeca I, Muribeca II, Mata da Ronca.

CRAS 3: Rua Comendador Manoel Figueiroa, nº 57, em frente ao Hospital Nossa Senhora do Ó. Bairros atendidos: Janga, Beira Mar e Pau Amarelo.

CRAS 4: Rua 32, nº 671, Maranguape II. Bairros atendidos: Jaguarana, Alameda, Maranguape II e Riacho de Prata I e II.

CRAS 5: Rua Finlândia, nº 61 Qd. 2, Conceição. Bairros atendidos: Engenho Maranguape, Chega Mais, Nossa Senhora do Ó, Maria Farinha, Pau Amarelo, Conceição I e II.

CRAS 6: Rua 96, nº 220, Maranguape I. Bairros atendidos: Maranguape I, Jardim Maranguape, Nobre e Beira Mangue.