Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista está muito melhor no desenvolvimento econômico e Turismo

Nos últimos 8 anos, a gestão Júnior Matuto conseguiu atrair empresas e industrias para o município, criando vagas de empregos para os moradores e aquecendo a economia local. Cerca de 900 milhões de reais foram investidos na instalação de empreendimentos de grande porte no município, criando assim mais de 5 mil empregos diretos e indiretos, priorizando a mão de obra local.

A posição geográfica da cidade é um diferencial que contribui para que Paulista seja um local propício para receber industrias e empresas. Cortada por 04 vias estaduais e uma BR, (BR-101, PE-15, PE-18, PE-22 e PE-01) o município conta com rotas de ligações com outras cidades como Recife, Olinda, Abreu e Lima e Paudalho, facilitando assim o trânsito e o escoamento dos insumos e dos produtos produzidos no município. Sendo assim, Paulista logo se tornou um ponto estratégico e despertou o interesse de muitas empresas ao longo destes últimos anos.

Já em 2015, a prefeitura do Paulista firmou convênio com o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), onde o paulistense teve a oportunidade de participar do processo pré-seletivo da fábrica Jeep, gerando cerca de 500 vagas de empregos. Neste mesmo ano, enquanto o mundo era atingido por uma crise econômica grave, o município recebia de braços abertos o Paulista North Way Shopping. A chegada do empreendimento movimentou o comercio na cidade. A implantação do centro de compras e serviços recebeu um investimento de 600 milhões. O shopping conta com estacionamento, ambiente climatizado, cinema, praça de alimentação e lojas de grande porte.

Chegaram mais de empreendimentos no município, como o Hipermercado Todo Dia, no bairro de Maranguape I, e da rede Assaí Atacadista, em Arthur Lundreng II. Juntos, os dois centros comerciais geraram cerca de 500 vagas de empregos diretos e indiretos, contribuindo para alavancar a economia local. Também nesta linha de comercio, o Centro de Distribuição da atacadista Assaí, que atende os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, chegou a Paulista com um investimento de 30 milhões de reais na implantação do empreendimento, gerando 470 vagas de emprego.

Em abril de 2018, com a instalação da Unidade Industrial e Central de Distribuição da InBetta, na rodovia PE-22, em Maranguape II, foram investidos R$ 160 milhões de reais e 300 novos empregos foram gerados somente no primeiro ano de operação da indústria. Já no segundo ano, 2019, os investidores resolveram ampliar o parque industrial, o que deve surgir em breve novos postos de trabalho.

A gestão conseguiu junto a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) a liberação da documentação do Condomínio Paulista (no entorno da fábrica da InBetta), localizado na rodovia PE-22, que irá beneficiar na implantação de mais seis novas empresas em Paulista. Os empreendimentos, juntos, irão investir mais de R$45 milhões de reais na cidade.

Em novembro de 2020, mais um empreendimento de grande porte apoiado pela Prefeitura chegou a Paulista, gerando empregos e movimentando a economia local. Trata-se da nova loja do supermercado Atacadão, localizada na região central da cidade. Ao todo, 85% dos funcionários que estão atuando na loja residem no município.

Outro importante empreendimento para o município está prestes a criar raízes na região. O novo Atacarejo, que está com previsão de entrega para 2021, com investimento de 41 milhões, gerando cerca de 200 vagas de emprego.

Buscando oferecer suporte e manter o contato direto com os empresários da cidade, a gestão municipal  criou em agosto de 2019 a Sala do Empreendedor. Com mais de seis mil atendimentos realizados, o espaço tem como objetivo facilitar a desburocratização dos serviços prestados pela Prefeitura. A Sala do Empreendedor conta com parcerias com o SEBRAE e bancos para apoio ao microcrédito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, e Cultura, Jorge Rocha, durante a gestão, a economia da cidade evoluiu positivamente. “Historicamente, Paulista é uma cidade industrial com vocação operária. E a nossa gestão percebeu desde o início que estávamos em um município bem centralizado geograficamente e com grande potencial de crescimento. Então surgiu o sentimento de investir no comércio e nas empresas localizadas na região. E foi através do comprometimento da gestão, e de seus colaboradores, com estes trabalhadores e seus negócios que a economia de Paulista cresceu e vai continuar crescendo graças as políticas públicas de apoio que implantamos, tornando Paulista um lugar atrativo para grandes investimentos”, concluiu Jorge Rocha.