Saúde |

Após reforma, USF Fragoso II passa a contar com novos equipamentos, salas climatizadas e atendimento odontológico

Os moradores do bairro do Fragoso acabam de ganhar uma unidade de saúde totalmente reformada. Com a requalificação, a USF Fragoso II passou a contar com novos equipamentos, salas climatizadas e atendimento odontológico. Nesta terça-feira (14.07), o prefeito Junior Matuto e a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, visitaram a unidade de saúde para entregar a obra e conversar com os profissionais e os usuários. Essa foi a 43ª unidade revitalizada pela gestão municipal.

O aposentado João Gomes, que reside na comunidade, foi um dos primeiros usuários a chegar ao posto de saúde. Ele ficou satisfeito com as mudanças. “Foi um trabalho muito bem feito por aqui. Agora a nossa unidade está mais organizada e bonita. Eu estou muito feliz com essa obra. O que a gente quer é isso. Coisas boas pra todo mundo”, comentou o idoso.

Agradecido pela obra, o médico da unidade, Breno Rocha de Avelar, fez questão parabenizar a gestão pelo compromisso com os usuários e com os profissionais. “A gente tinha uma unidade que dava pra funcionar, mas se pudesse melhorar como melhorou seria bem diferente. Então, hoje eu vejo que essa reforma deixou os profissionais com mais aparato para trabalhar e, dessa forma, prestar um melhor o atendimento a população que é o grande objetivo”, disse.

A requalificação da USF Fragoso II contemplou toda a estrutura do imóvel, desde o sistema hidráulico e elétrico; passando pelo telhado; pintura das paredes; e a instalação dos equipamentos, como do consultório odontológico. O novo serviço, inclusive, já está pronto, mas só poderá ser usado pelos usuários em agosto em função da pandemia do Coronavírus.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, disse que além da parte física a reforma permitiu a informatização da unidade. “Todas as salas da unidade passam a contar com computadores e impressoras. Um dos diferenciais aqui passa a ser o prontuário eletrônico. Agora, os dados dos usuários vão ficar no sistema e os receituários poderão ser impressos. Isso sem falar da chegada de uma câmara fria para armazenar as vacinas e uma farmácia toda equipada. Então essa equipe vai passar por uma mudança significativa no processo de trabalho a partir desse conjunto de ações”, argumentou a gestora.

O prefeito Junior Matuto reforçou que a requalificação de unidades de saúde já se tornou um marca do governo, que segue trabalhando em prol dos servidores e da população. “Quando assumimos a prefeitura o clamor dos profissionais era grande em relação às condições de trabalho. Por outro lado, a população pedia uma estrutura melhor para ser atendida. Então, desde o início trabalhamos em cima disso. Hoje já são 43 unidades totalmente revitalizadas e 28 com atendimento odontológico, praticamente o dobro do que encontramos na rede”, defendeu o prefeito.