IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Direitos e Saúde da Mulher |

Secretaria da Mulher do Paulista recebe reforço jurídico para acolher mulheres vítimas de violência

A Secretaria Executiva da Mulher do Paulista recebeu um reforço de mais uma advogada para acolher e orientar as mulheres vítimas de violência no município. O Centro Especializado de Atendimento às Mulheres, instalado na sede da Prefeitura do Paulista, na Praça Agamenon Magalhães, S/N, no Centro, já contava com uma equipe especializada, com assistente social, Adriana Mesquita, psicóloga, Gisele Cruz, administrativo, Gorete Vieira, e a advogada, Bruna Mayara. Agora a equipe conta com mais uma profissional do setor jurídico, Fátima Pugas. 


Para Socorro Silva, executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres, este reforço é muito importante, pois, é uma área bastante procurada pelas mulheres que sofrem violência doméstica e precisam de orientação jurídica para ajudar nas decisões que devem tomar.


“Foi uma conquista importante este reforço que recebemos. Quando uma mulher chega à secretaria, tem o acolhimento na área de assistência social, apoio psicológico, mas o Jurídico dá informações muito importantes para que a mulher possa decidir com mais segurança o que fazer depois de sofrer abuso ou violência. Muitas continuam na relação abusiva por desconhecer os seus direitos”, comentou.


As mulheres que procuram o Centro de Atendimento chegam por demanda espontânea ou são encaminhadas pela Delegacia da Mulher. Ao dar entrada no serviço, as profissionais da secretaria realizam um acolhimento completo: são encaminhadas para o Programa Maria da Penha Vai à Saúde, caso a mulher esteja machucada; a secretaria de Educação é acionada, caso os filhos precisem de transferência para outra escola municipal; ainda são orientadas, com apoio psicológico e também da assistência, para verificar se a vítima está inclusa no Cadastro Único e recebendo os benefícios sociais, quando não, o cadastro é feito. Na orientação jurídica, as mulheres tomam conhecimento de seus direitos, quanto à guarda dos filhos e a divisão dos bens, o que ajuda a mulher a tomar sua decisão de ficar ou sair da relação abusiva. 


Em caso de ter sofrido alguma agressão ou ameaça, a rede de proteção da mulher vítima de violência, através do 190, onde é cadastrada uma senha e o atendimento é imediato, com Patrulha Maria da Penha e é providenciado abrigamento para quem precisa se afastar de casa. Para ter um agendamento ou atendimento remoto, a mulher vítima de violência ou em relação abusiva pode ligar para o 9.9912-0337. 


Nova Secretária


Socorro Silva assumiu em menos de um mês a pasta e já consegui duas conquistas importantes: o reforço da equipe com a chegada de mais uma advogada para orientar juridicamente as mulheres vítimas de violência e uma nova loja no Shopping North Way, para que as artesãs ligadas aos grupos produtivos do município possam comercializar seus produtos. 


A nova loja Fêmea em breve vai sair do segundo piso do shopping e vai para o primeiro piso, na entrada do Centro de Compras. “Foi uma conquista bem importante, porque a loja onde está hoje tem pouca visibilidade. Fica em um lugar de pouco movimento. Isto tem atrapalhado bastante a venda dos produtos de nossas artesãs. Creio que em agosto, a Loja Fêmea já estará funcionando no novo espaço, logo na entrada do Shopping North Way, com mais visibilidade e maior movimento, as vendas devem melhorar muito”, avaliou Socorro.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441