Gabinete do Prefeito |

Prefeito discute reabertura das academias e estabelecimentos similares com representantes do setor em Paulista

Representantes da Prefeitura do Paulista, do Conselho Regional de Educação Física (CREF-PE), empresários e profissionais do setor se reuniram nesta segunda-feira (15.06) para discutir a reabertura das academias de ginástica e estabelecimentos similares em Paulista. O encontro, que foi conduzido pelo prefeito Junior Matuto, ocorreu no gabinete do gestor municipal, no Centro da cidade.

Na ocasião, o grupo abordou diversos pontos sobre a retomada gradual do setor, com destaque para a preocupação com os protocolos sanitários de biossegurança e a manutenção dos postos de trabalho em meio à crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus. A expectativa é de que a volta das atividades seja antecipada pelo Governo do Estado, dentro do plano de retomada da economia, mas ainda não existe uma definição de data.

O prefeito Junior Matuto aproveitou a oportunidade para firmar um compromisso com os representantes do setor. “Sabemos o quanto é importante a atividade física para a saúde do corpo e da mente, principalmente, nesse momento de isolamento social. Por isso, asseguramos que a prefeitura vai seguir as diretrizes do Governo do Estado quanto à volta desse ramo de atividade. Isso significa que assim que se o Governo do Estado abrir amanhã ou passar a bola para prefeitura nós vamos acatar e colocar logo em prática”, disse.

Presente ao encontro, o presidente do Conselho Regional de Educação Física, Lúcio Beltrão, parabenizou a gestão municipal pelo cuidado com o setor. “Estamos saindo dessa reunião muito satisfeitos pelo posicionamento do prefeito de acompanhar o decreto estadual tanto nas datas quanto nos protocolos. É exatamente isso que o setor precisa. Todos estão preparados para essa volta gradual. A grande maioria, inclusive, já conhece a cartilha elaborada pelo conselho. Agora é só aguardar as definições por parte do Governo do Estado”, frisou.

A Secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, fez questão de participar da reunião para destacar que a retomada do setor será acompanhada pelo município. “Foi muito importante esse momento de hoje porque infelizmente a gente sabe que se essa volta não for normatizada as pessoas vão abrir as academias e os estabelecimentos similares de todo jeito. Além do risco para os clientes, tem a possibilidade de contaminação para os profissionais. E isso não será bom pra ninguém. Estamos dispostos a ajuda nesse processo de retomada, mas estaremos atentos também as denúncias de descumprimento das medidas”, destacou.

Responsável por articular o encontro, o ex-vereador Silvio Moura, reforçou que a gestão do prefeito Junior Matuto está sensível a situação do setor. “Eu fico feliz por esse encontro porque nós estamos entrando num processo de retomada de atividade em vários segmentos e a academia, que promove a saúde do munícipe, não poderia ficar de fora. O bom é que a gestão está preocupada não só com o bem-estar do cidadão, mas com a questão econômica também, possibilitando a reabertura dentro dos protocolos sanitários assim que o Governo do Estado autorizar. Sinto que nós já avançamos muito nesse assunto”, comemorou.