Gabinete do Prefeito |

Operação de prevenção ao novo coronavírus é realizada no litoral do Paulista

No Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR), agentes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Policia Militar visitaram, na manhã deste sábado (21), todo o litoral do município para orientar a população a adotar medidas preventivas contra o novo coronavírus. Na cidade ainda não há registro de pessoa infectada com a Covid-19, nove casos já foram descartados e 10 seguem em investigação.

“Fomos convocados pelo Governo do Estado para esse esforço conjunto que visa, exatamente, mitigar ao máximos os efeitos nocivos dessa pandemia que assola o mundo. Estamos orientando as pessoas a evitarem aglomerações, a ficarem em casa”, afirmou Inaldo Bezerra, analista de dados e coordenador de grupamentos operacionais da Guarda Municipal do Paulista.

A professora, Cristine Ventura, 59 anos, estava na praia do Janga no momento da operação. Ela aprovou a iniciativa. “Muito importante essa ação para evitar aglomerações, justamente o que facilitaria a propagação do vírus. Passei na orla porque moro bem aqui na frente, mas já estava de saída quando a equipe da Guarda Municipal me abordou”, afirmou Cristine.

Também presente na ação, Laurindo Venceslau, coordenador da Defesa Civil do Paulista chamou a atenção para o anuncio realizado nesta quinta-feira (19) pelo Governo do Estado de Pernambuco que determina, como medida de prevenção ao novo coronavírus, o fechamento de diversos estabelecimentos comerciais em todo o estado.

“Nesse momento também é importante orientar a população a respeito da decisão do Governo do Estado em fechar alguns estabelecimentos. Nos estabelecimentos abertos, os que são considerados essenciais, estamos orientando os proprietários a usarem mascaras e fazerem sempre a higienização com álcool em gel e água e sabão/detergente”, afirmou Laurindo. A ação integrada que contou com mais de 40 agentes de segurança, sendo 25 da Guarda Municipal, também acontece neste domingo (22).

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITAÇÃO E MEIO AMBIENTE:

Também no trecho litorâneo do Paulista, uma equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente e policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar realizaram uma ação para informar os comerciantes sobre a decisão do Governo do Estado de fechar os estabelecimentos considerados não essenciais.

A medida que é tratada como uma forma de prevenção ao novo coronavírus, passou a ter validade neste sábado (21) em todo o estado. Parques e praias só podem receber pessoas para praticas esportivas. A Prefeitura do Paulista, por meio da Diretoria de Controle Urbano (DCU), permanecerá auxiliando a Polícia Militar em ações de fiscalização ao longo dos próximos dias. O serviço contempla todo o município.

"Caso a população do Paulista note alguma irregularidade, dois números estão à disposição para denúncias. O primeiro é o 190 da Polícia Militar, já o segundo é o 9.9635-0392 da Diretoria de Controle Urbano (DCU) do município", afirmou Robertinho Couto, secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente do Paulista.