Gabinete do Prefeito |

No Paulista, show de Alcione, Taça das Favelas e ações do Governo Presente encerram comemorações do mês das mulheres.

Paulista fecha as comemorações em homenagem às mulheres neste mês de março com diversos eventos: Como o Governo Presente, versão exclusiva para o público feminino, o campeonato Taça das Favelas, oficinas e um show da sambista Alcione, bancado pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). O anuncio foi feito pelo prefeito Junior Matuto na tarde desta terça-feira (10.03), no Palácio do Campo das Princesas. Ocasião em que o governador Paulo Câmara anunciou o campeonato pioneiro no estado, a Taça das Favelas, um programa nacional que une esporte, educação e cultura para promover a inclusão social por meio do futebol.  O prefeito do Paulista Junior Matuto participou do lançamento e comentou que a iniciativa faz parte de uma exitosa parceria entre a prefeitura e o governo do estado.

“Quando unimos forças, prefeitura e governo do estado, o resultado se converte em beneficio para a população. Este programa Taça das Favelas, de prevenção social que reúne esporte, educação e cultura, através de competições de futebol de campo é um importante instrumento para manter os jovens longe das drogas e apontar caminhos para um crescimento pessoal e social. O apelo para os jovens seguirem o mau caminho é muito forte. Muitas vezes não basta família e escola. Ter uma ocupação esportiva ou cultural complementando a sala de aula é muito importante”, adiantou o prefeito.

O Taça das Favelas é um torneio que envolve mais de 100 mil participantes em todo o país. É uma ação organizada pela Central Única das Favelas (CUFA) nos vários Estados do País. Aqui em Pernambuco é coordenada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, voltada para meninos de 14 a 17 anos e para as meninas a partir de 17 anos, com espaço igual para times masculinos e femininos. As inscrições são feitas pelo aplicativo ou pelo site www.tacadasfavelas.com.br. A disputa começa na fase de peneiras, nas próprias comunidades, com chaves montadas por sorteio. Em seguida, vem a fase de grupos, as quartas-de-final, as decisões e a grande final.

Na sequência ao lançamento da Taça das Favelas, no Campo do Zeca Bocão, em Maranguape II, que acontece dia 21.03, Paulista recebe a versão só para mulheres do Governo Presente, no dia 28.03, um programa que promove cidadania e oferece diversos serviços públicos e privados, além de exames preventivos de saúde e difusão de direitos para o cidadão. Entre os serviços, estão a emissão de RG, CPF, certidões em geral, exames preventivos para saúde da mulher, aferição de pressão, além da distribuição de itens de cuidados pessoais.

No Domingo, 29.03, a prefeitura e o governo estão organizando uma tarde de oficinas Conexão Juventude Presente, com capoeira, danças, grafitagem entre outras expressões culturais e educativas, além da distribuição de 500 kits de material de beleza. A programação será encerrada com um grande show da Marron, Alcione. Toda esta programação acontece no bairro de Maranguape II. Vale lembrar que o show de Alcione será custeado pela Fundarpe, sem custos aos cofres públicos municipal