Gabinete do Prefeito |

Junior Matuto vai com lideranças comunitárias ao Recife Grande Consórcio para lutar por melhorias do transporte coletivo

O prefeito Junior Matuto, o chefe de Gabinete Francisco Padilha e o secretário de Mobilidade e Administração das Regionais, José Rodrigues, acompanharam lideranças de comunidades do Paulista para entregar em mãos, demandas de melhorias do transporte coletivo para três bairros do município. O encontro aconteceu no final da manhã desta terça-feira, 03.03, no gabinete do diretor-presidente do Consórcio Metropolitano de Transporte Erivaldo Coutinho.

Edson Carneiro, liderança do Janga, entregou, na ocasião, um oficio solicitando que seja expandido o trajeto feito pelo ônibus Conjunto Beira Mar/Derby. Carneiro também entregou um mapa da área, com as ruas que esta linha passaria para atender um maior número de moradores. Na sequência, o líder comunitário também solicitou que fosse implantada uma linha que ligasse o Janga ao centro do Paulista. “Os moradores não dispõem de uma linha de ônibus direto do Janga. Ficam todos dependendo do transporte alternativo, feito pelas kombis. Isso é um absurdo, o Janga não pode ficar isolado do centro da cidade,” indagou Carneiro.

Representando os moradores do bairro de Paratibe, Milson Marques, presidente da Associação de moradores, solicitou que a linha 1935 Paratibe/TI Pelópidas volte a ter um ponto terminal na comunidade, aos domingos e feriados. Marques apelou ainda para que seja mantida a linha 948 que faz Arthur Lundgren I/Macaxeira. “Nos comunicaram que estão avaliando a possibilidade de retirar de circulação os ônibus desta linha, o que vai prejudicar quatro comunidades: Arthur I e II, Jardim Paulista Baixo, Paratibe e Paulista Centro. Isso vai prejudicar muita gente. Por isso, viemos pedir que não mexam nesta linha. Que ela permaneça em funcionamento”, pediu Milson.

Por fim, o líder comunitário Hélio Galdino, entregou oficio pleiteando que seja criada uma linha de ônibus com percurso direto de Maranguape I ao centro do Recife. “Nós não temos nenhum transporte público direto do Bairro de Maranguape, o mais populoso do Paulista, para o Recife. Esta linha se for criada, e de preferência opcional, vai atender milhares de moradores que para se deslocar ao centro do Recife, precisam pegar duas conduções. Maranguape é muito perto do Recife, mas se torna longe pela dificuldade de transporte,” avaliou.

Erivaldo Coutinho ao receber as demandas, convocou sua equipe técnica para avaliar os pleitos e se comprometeu em 10 dias de dar respostas sobre as viabilidades técnicas das solicitações. “Temos que estudar cada solicitação, porque vamos tratar de alterar percursos e mexer com contratos de permissionários. Não é fácil, mas vamos analisar todas as possibilidades para buscar um entendimento para estas necessidades. Estamos bastante sensíveis às solicitações,” respondeu Coutinho.

Acompanhando a reunião, o chefe de Gabinete Francisco Padilha deixou o Recife Grande Consórcio com muita esperança que as solicitações sejam atendidas. “Viemos trazer o sentimento da população e estamos confiantes que os pleitos aqui apresentados, sejam atendidos da melhor maneira possível, tem pleitos fáceis de atender e outros mais complicados, mas com a sensibilidade do pessoal do Consórcio, será possível atender à população.”

O prefeito Junior Matuto acompanha a opinião de Francisco Padilha e acredita que com sensibilidade e vontade política, será possível atender as demandas encaminhadas e melhorar o transporte público nestas quatro comunidades. “Algumas solicitações são bem simples, inclusive nem precisa mexer, é só deixar como está. Outras são mais complicadas, como ligar o Janga ao TI Pelópidas, como tem uma demanda grande de passageiros, não vai dá prejuízo à empresa de ônibus que assumir esta linha, então acredito que é uma linha que tem viabilidade técnica para ser implantada, daí estou animado com o resultado que podemos obter,” opinou Junior Matuto.