Saúde |

‘Os Dengosos em Folia’: bloco de conscientização ao combate do Aedes aegypti

Nem a chuva atrapalhou a saída do bloco ‘Os dengosos em Folia’, organizado pela Associação Municipal dos Agentes de Endemias do Paulista (AMACEPA) com apoio da Secretaria de Saúde do Paulista, em prol da conscientização para o combate do mosquito Aedes aegypti, na tarde desta sexta-feira (21), na Praça João XXIII, Centro.

A agremiação é formada pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e ganha às ruas do centro desde 2008. O objetivo da troça é alertar a população paulistense sobre a importância do combate ao mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zica.

Segundo a presidente da AMACEPA, Lucy Souza, o bloco é uma forma de sensibilizar a população do município para os cuidados durante o período de Carnaval. ”Desde a fundação do bloco o intuito é chamar atenção, de forma descontraída, já que nesse período de Momo as pessoas tendem a deixar de lado os cuidados nas suas residências. As pessoas viajam e deixam caixas d’ água mal tampada, recipientes acumulando água da chuva. Então tentamos fazer essa parte educativa através do bloco”, contou.

Durante o percurso os agentes distribuíram panfletos com dicas para prevenção de focos de proliferação do mosquito.

Alisson Roberto, auxiliar administrativo, estava passando pelo Centro da cidade e disse achar a iniciativa interessante. “É legal, pois chama atenção da pessoa. Muitas vezes passamos por panfletos e não prestamos atenção, e com momentos assim, com bloco carnavalesco, acaba gerando uma curiosidade. Eu não sabia o que era, mas quando passei e recebi o panfleto achei muito legal e interessante, já que é em prol da saúde.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, falou sobre o apoio da Secretária. “O bloco tem um cunho diferente, é uma brincadeira que transmite uma mensagem de saúde importante. Mesmo com chuva o bloco traz toda alegria em comunhão com a Secretaria de Saúde na proposta da promoção de saúde também no Carnaval”, explicou.