Saúde |

Programa “Mais Visão” reúne 200 idosos que serão beneficiados com cirurgia de catarata

Transformando a vida dos moradores do munícipio do Paulista, o programa “Mais Visão” continua acolhendo pacientes diagnosticados com catarata para realizarem a cirurgia. Na manhã desta quarta-feira (19.02), no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I, os idosos cadastrados receberam o encaminhamento para iniciar o procedimento e esclareceram possíveis dúvidas junto à equipe da Secretaria de Saúde.

A parceira entre a Prefeitura com o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe) e o instituto de Olhos Fernando Ventura (Iofv), tem oferecido aos usuários do município condições de zerar a fila de pacientes com essa doença que aguardam pela cirurgia.

A aposentada Jandira de Souza, 71 anos, expressou a alegria poder de vivenciar esta oportunidade. “Estou muito feliz. A espera acabou, e agora chegou o meu dia. Antes, eu não tinha como realizar a cirurgia de catarata e o projeto me deu esta chance. Eu vou enxergar mais!” disse.

Dona Maria José, microempreendedora, 59 anos, contou sobre a sensação de participar do programa. “Foi surpreendente receber a ligação e saber que estou prestes a voltar a ver com mais clareza. Até fiquei rouca. É uma felicidade imensa”, comemorou.

Vale ressaltar que o programa Mais Visão oferece todo o acompanhamento necessário para que o paciente realize o procedimento cirúrgico com tranquilidade. Quem já está na lista da Secretaria de Saúde passará por diversos procedimentos pré e pós-operatório. Serão quatro consultas; 13 exames oftalmológicos; cinco exames laboratoriais; parecer cardiológico; e após a cirurgia haverá entrega dos colírios e dos óculos de proteção.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, ressaltou a importância da iniciativa. “É um programa que consegue de forma integral acolher esse paciente e faz com que eles tenham uma qualidade de vida muito melhor”, concluiu.

Mais uma vez marcando presença no evento, o prefeito Junior Matuto comentou sobre o retorno positivo do Mais Visão. “Como gestor, mesmo estando em reta final do mandato, é uma alegria muito satisfatória estar novamente neste evento prestando um grande serviço ao povo do Paulista. O objetivo é tratar bem sem olhar a quem, com o programa que acredito ser um dos maiores de catarata do estado. Não é uma obra de cal, pedra, areia e cimento. É uma obra que dá vida a vida das pessoas. São dias como hoje que coloco a cabeça no travesseiro e tenho a sensação de dever cumprido”, cravou.

O investimento na iniciativa supera a cifra de R$ 2,9 milhões. O montante é proveniente dos cofres municipais e do Sistema Único da Saúde.

FLUXO INTERNO – Antes da cirurgia, servidores da Secretaria de Saúde entram em contato com os pacientes cadastrados para que eles sejam atendidos no Cevipe (Centro de Visão de Pernambuco), clínica conveniada com o município. Após a avaliação oftalmológica, eles são encaminhados à Secretaria de Saúde para obter a autorização do parecer cardiológico e da cirurgia. Assim que o procedimento for feito, os pacientes passarão por três novas consultas para avaliação.