Direitos Humanos/Cidadania |

‘Brinque o Carnaval. Não brinque com os direitos das crianças e dos adolescentes’

Na tarde desta terça-feira (18), mais de 200 crianças e adolescentes dos programas e instituições apoiados pela Prefeitura do Paulista foram às ruas do centro da cidade para alertar a população sobre os crimes contra o público infantojuvenil.

Este ano, a tradicional caminhada teve como tema: “Brinque o Carnaval sem brincar com os direitos das crianças e adolescentes”. O objetivo foi alertar a população de que tanto o abuso, quanto a exploração, são crimes.

“Durante o Carnaval acontece muito a venda de bebidas alcoólicas para menores, o comércio sexual e o trabalho infantil. Por isso a importância dessa conscientização especialmente no comércio local”, destacou Wanessa Marcela, diretora de Proteção Social Especial, da Secretaria de Políticas Sociais e Esporte.

A aposentada Joselina Silva, 62 anos, levou o netinho Gabriel (9 anos) para participar da caminhada. “É preciso ter uma maior atenção nessa época, eu trouxe ele para que aprenda mais sobre essas questões. Nós precisamos conscientizar essa juventude, pois acham que já sabe de tudo. É nossa obrigação explicar”, disse.

Já a doméstica, Amanda Fernandes, destacou alguns cuidados que toma com os filhos, Maria Clara (3 anos) e Gabriel (7 anos), durante a folia. “Não deixo que cheguem perto de estranhos, fico atenta para que não saiam de perto de mim, sempre segurando na mão”, contou.

Atenção! Em casos de violação aos diretos da criança e do adolescente, disque 100.