Serviços Públicos |

Paulista e BNDES podem fazer PPP para modernizar e ampliar parque de iluminação pública da cidade

O prefeito do Paulista, Junior Matuto, assistiu a uma apresentação de um serviço que o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) dispõe para estruturação do parque de iluminação pública que pode ser viabilizada através de Parceria-Público-Privada (PPP). A iniciativa prevê a instalação de lâmpadas de LED em todos os bairros do município, reduzindo o gasto público com o sistema e contribuindo com a sensação de segurança pela população. O projeto, apresentado durante reunião nesta terça-feira (18.02), no gabinete do prefeito, no Centro, será analisado pela equipe técnica da prefeitura.

A apresentação do serviço foi conduzida pelo gerente do Departamento Regional do BNDES, Caio Cavalcante Ramos, que estava acompanhado do contador da instituição, Eliezer Cordeiro, e da assessora Técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Jéssica Brito.

“Estivemos aqui para apresentar ao prefeito o serviço de estruturação do BNDES e fomos muito bem recebidos. Agora vamos entrar firmes nesse processo de contratação para que possamos fazer essa modelagem da PPP para o município. Em outras cidades grandes como Paulista, conseguimos fazer um trabalho muito exitoso, modernizando e ampliando o parque de iluminação em um curto espaço de tempo, o que é muito importante para a população”, comentou Caio Ramos.

A assessora Técnica do MDR, Jéssica Brito, destacou que a apresentação do serviço tem relação direta com a participação de Paulista no programa “Em Frente, Brasil”. “Nós percebemos que esse tipo de projeto tem uma interface muito grande com a questão da segurança pública. E como Paulista está inserido no projeto-piloto do Ministério da Justiça resolvemos apresentar esse serviço do BNDES. Foi uma reunião muito positiva”, frisou.

O prefeito Junior Matuto disse que o projeto do BNDES será estudado pela equipe técnica. “O nosso modelo moderno de gestão atrai o interesse de outras instituições importantes no cenário nacional, como o BNDES. Vamos fazer um estudo técnico do projeto e consultar a população em audiência pública. Se for para tornar Paulista uma cidade cada vez melhor para se viver não mediremos esforços. Mas vale lembrar que já estamos cuidando da questão da iluminação da cidade, através do Paulista Iluminada. Tenho certeza que a população está sentido os efeitos positivos desse trabalho”, salientou.

A reunião com o prefeito e os representantes do Governo Federal também contou com a presença do chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, o secretário de Finanças, Rafael Siqueira, e o secretário-executivo de Serviços Públicos, Risomar Campelo.