Políticas Sociais |

Baile de Carnaval anima idosos do Paulista

Muita alegria e vitalidade tomaram conta do pessoal da boa idade na tarde desta quinta (13), no tradicional Bloco dos Idosos. Cerca de 500 idosos lotaram o Clube da Caixa, no bairro do Janga, ao som da banda Mil Milhas, uma das homenageadas do Carnaval dos Carnavais 2020 do Paulista.

“O baile carnavalesco dos idosos busca a integração, a socialização dos nossos idosos, dos grupos de serviço de convivência, dos CRAS e dos polos do Saúde em Movimento do município", contou a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, Cinthia Cavalcanti, uma das organizadoras do evento.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, ressaltou a importância do evento sob o prisma da promoção saúde para a terceira idade. "O município tem 33 polos dos grupos de Saúde em Movimento, que fazem não só o trabalho de atividade física, mas também a promoção e a inserção do idoso no convívio social, tirando da depressão, da ociosidade... Nesses momentos onde a gente faz a festa, o idoso aparece como agente ativo, feliz e alegre. Isso não é só uma festa de carnaval, é um serviço de saúde, na prática, como ele deveria ser. É nisso que a secretaria de saúde e a Prefeitura do Paulista acreditam", afirmou.

A aposentada Joana Teles, de 85 anos, moradora do bairro do Janga, era só animação e vitalidade. “Desde 2013 eu participo, gosto muito da união dos amigos. Lugar de idoso é na rua, é brincando, é vivendo a vida, é na beira da praia vibrando com ginástica, zumba... E a vida continua”, contou, entre risos.

O chefe de Gabinete da Prefeitura do Paulista, Francisco Padilha, representou o prefeito Júnior Matuto no evento e falou da satisfação da gestão em promover esta grande festa para os idosos da cidade. “É muito contagiante o baile da melhor idade. Temos o maior prazer de estar realizando por mais um ano esse baile, que é uma alegria pra gente”, enfatizou.

No final do evento, um momento de emoção tomou conta de quem estava na festa. O bloco lírico ‘Sempre Feliz’, formado por um grupo de idosas do bairro de Paratibe, fez uma homenagem à dona Maria José, moradora do bairro da Mirueira e participante assidua das atividades oferecidas pela prefeitura, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (13).

O Baile dos Idosos da Prefeitura do Paulista é uma prova de que alegria e bom humor não têm idade e faz bem à saúde.