Meio Ambiente |

Ação conjunta evita que 200 kg de material plástico poluam a praia do Janga em Paulista

Em parceria com coletivos ambientais, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente do Paulista realizou neste sábado (08.02) uma ação de limpeza na praia do Janga. Em poucas horas, o grupo conseguiu recolher em torno de 200 kg de material plástico descartados indevidamente, como garrafas, copos descartáveis, canudos, tampas, sacos de picolé, entre outros.

A iniciativa, intitulada Praia Limpa, ocorreu dentro da programação do projeto Viva Orla, que movimenta a Av. Beira-mar, no Janga, até o próximo dia 14 com diversos serviços, atrações culturais e opções de lazer. Durante a iniciativa, os ambientalistas ainda conseguiram recolher bitucas de cigarro e tampas de garrafa de cerveja e de refrigerantes de metal.

O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista, Herbert Andrade, explicou que a ação foi de suma importância. “Todo esse material conseqüentemente chegaria ao mar, prejudicando todo o ecossistema. Foi uma ação muito exitosa porque conseguimos evitar que tanto material poluísse as nossas praias e trouxesse perigo à vida marinha. Estamos felizes por mais essa ação que desenvolvemos em parceria com os coletivos ambientais”, frisou.

Participaram da ação os coletivos ambientais Salve Litoral Norte, Greengirls e proj. Negro Mar. Todos já são parceiros da gestão municipal e desenvolvem um bonito trabalho nas praias da cidade.