Saúde |

Campanhas do Fevereiro Roxo e Laranja conscientizam pessoas sobre doenças incuráveis e a Leucemia

O segundo mês do ano chegou e junto com ele as campanhas do Fevereiro Roxo que alerta as doenças Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer, e o Laranja que conscientiza sobre o combate à leucemia. Pensando nisso, a Prefeitura do Paulista separou informações importantes sobre essas doenças.

A campanha Fevereiro Roxo é focada nas três doenças incuráveis: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.  Apesar da medicina ainda não ter cura, o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida dos pacientes.  Já o Fevereiro Laranja é focado na Leucemia, um tipo de câncer dos tecidos formadores de sangue, incluindo a medula óssea que pode acometer desde crianças até idosos.

Confira os sintomas, causas e tratamento de cada doença:

Doença / Dados

Causas

Tratamento

Lúpus

65 mil brasileiros apresentam a doença, e atinge nove vezes mais mulheres que homens (Sociedade Brasileira de Reumatologia)

Fadiga, febre, dor nas articulações, rigidez muscular e inchaços e dor no peito ao inspirar profundamente.

A exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar o lúpus; Ter uma infecção pode iniciar lúpus ou causar uma recaída da doença em algumas pessoas, o que pode gerar um quadro leve ou grave, conforme cada situação.

Anti-inflamatórios não esteroides para artrite e pleurisia; Protetor solar para as lesões de pele; Corticoide tópico para pequenas lesões na pele.

Fibromialgia

De 2% a 10% da população mundial, mais comum em mulheres entre 20 a 50 anos de idade (American Society of Interventiomal Pain Physicians).

A principal característica é uma dor muscular crônica e generalizada acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono e memória e humor.

Pode ser desencadeado por um trauma físico, o estresse psicológico também pode desencadear a condição.

Uso de medicamentos quanto à prática de terapias, como fisioterapia e acupuntura, é possível que o paciente tenha uma grande melhora na qualidade de vida e possa viver normalmente.

Alzheimer

Dos 55 mil novos casos/ano de demências no País, a maioria é decorrente de Alzheimer (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)

O Aumento do esquecimento ou confusão leve que podem ser os únicos sintomas da doença de Alzheimer que você percebe.

É desconhecida, mas seus efeitos deixam marcas fortes no paciente. Normalmente, atinge a população de idade mais avançada, embora se registrem casos em gente jovem.

SUS oferece, por meio do Programa de Medicamentos Excepcionais, a rivastigmina, a galantamina e o donepezil, principais remédios utilizados para o tratamento do Alzheimer.

Leucemia

No ranking mundial, as leuceias ocupam a 11ª posição de incidência e o 10º lugar em mortalidade (Organização Mundial da Saúde)

Febre ou calafrios, fadiga, fraqueza, Infecções frequentes ou graves e perda de peso sem esforço.

Se origina de uma alteração genética adquirida, ou seja, não hereditária. A divisão e morte celular são controladas por informações contidas nos genes, dentro dos cromossomos.

Depende de muitos fatores. O médico irá determinar as opções de tratamento de leucemia com base em na idade e saúde geral, o tipo de leucemia que você tem ou se já espalhou para outras partes do corpo.