Meio Ambiente |

Peixe- boi marinho aparece na Orla do Janga no Paulista

Uma visita inesperada atraiu a atenção de muita gente que estava nesta manhã de segunda-feira (03.02) na orla do Janga, um peixe-boi marinho, da espécie Trichechus manatus, medindo cerca de 1,20 metros estava nadando tranquilamente bem próximo à praia.

A equipe da SEMA chegou ao local através de uma ligação feita pelos banhistas, para preservar a integridade do animal, os profissionais da SEMA isolaram a área  e aproveitaram para analisar o estado de saúde do mamífero. Na ocasião, eles garantiram que o animal retornasse para o alto-mar com segurança.

De acordo com Herbert Andrade, coordenador do Núcleo de Sustentabilidade do município, não é muito comum aparecer nas praias do Paulista, mas em apenas três meses, essa é a segunda vez que a equipe registra a visita dessa espécie de animal.

“Por se tratar de um animal muito dócil, as pessoas se aproximam para tocar ou até mesmo alimentar o peixe-boi. A nossa orientação é que as pessoas ao encontrarem o animal entrem em contato com a SEMA para tomarmos as medidas necessárias”.

Já o analista ambiental Fábio Cunha do Projeto Peixe-Boi do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) alertou que  tocar ou ofertar alimentos e líquidos podem deixar os animais dependentes, dificultando a liberdade deles. “O contato pode ser também uma fonte de transmissão de doenças, que podem afetar os animais e os humanos também”.

Caso você encontre algum animal silvestre em área urbana, entre em contato com a equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, através do telefone 3433-1311, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A chamada também pode ser feita pelo 153, fone da Guarda Municipal, ou ainda se dirigindo ao Centro Administrativo da Prefeitura, localizada na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I (antiga Av. Brasil).