Meio Ambiente |

Resíduos do óleo continuam sendo monitorados nas Praias de Paulista

Dando continuidade ao monitoramento de resíduos do óleo que atingiu as praias da cidade no ano passado, a Prefeitura do Paulista, SEMAS, Ibama e Marinha, fizeram mais uma visita de rotina nesta sexta-feira (24), na área afetada, na Orla do Janga.

“Esse tipo de monitoramento e visita técnica visam exatamente prevenir e acompanhar como está à situação no nosso litoral”, explicou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Paulista, Herbert Andrade.

Já são três meses de acompanhamento da presença do óleo nas nossas praias. Um trabalho que envolve diversos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente. “Nesse momento, a situação já está totalmente controlada em Paulista, sem nenhuma incidência do óleo. E o que a gente espera agora é que não aconteça mais. Nós continuamos acompanhando, o Gabinete de Crise continua ativo, para caso ocorrer, estejamos preparados”, finalizou Andrade.

Foram executadas ações preventivas através do Comitê de Crise criado por Secretarias de Paulista, órgãos Estaduais e coletivos ambientais, na época, o que ajudou reduzir os danos ao meio ambiente e a população, segundo a gerente de Política Costeira da SEMAS, Andréia Olinto. “Então, antes do óleo chegar aqui, já havia uma estrutura de enfrentamento e isso foi fundamental”, disse.