Segurança e Mobilidade |

Paulista avança na Segurança Pública em 2019

Foram vários os avanços, no âmbito da segurança pública, conquistados por Paulista, em 2019. A prefeitura, por meio da equipe da secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil desenvolveu ações estratégicas de combate a criminalidade, violência, uso de drogas, bullying, fez o monitoramento das 60 mil pessoas que moram nas áreas de morro e de risco, passou a contar com mais 50 novas câmeras de vídeo monitoramento, além de ter fechado parceria com o Governo Federal para tocar o programa “Em Frente, Brasil”. Abaixo você confere um apurado do que melhor aconteceu no Paulista, em 2019, no âmbito da segurança pública.

REFORÇO DE 50 NOVAS CÂMERAS DE VÍDEO MONITORAMENTO:

O prefeito Junior Matuto conseguiu em importante articulação a aquisição de mais 50 câmeras de vídeo monitoramento para o município. As câmeras começaram a funcionar este ano, em pontos estratégicos da cidade, auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Com a chegada dos equipamentos, Paulista passou a ter 66 câmeras de vídeo monitoramento.

REFORÇO NO POLICIAMENTO OSTENSIVO E DE INVESTIGAÇÃO:

Após ser escolhido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para receber o programa “Em Frente, Brasil”, principal aposta do Governo Federal para enfrentar a criminalidade violenta no país, Paulista passou a ter mais 100 agentes de segurança pública atuando em seu território, todos da Força Nacional, 80 de policiamento ostensivo e 20 de policiamento investigativo. Desde que esses agentes passaram a reforçar o trabalho dos policiais do 17º BPM e da Guarda Municipal, o município apresenta diminuição no número de homicídios, roubos e furtos.

MONITORAMENTO DAS ÁREAS DE RISCO:

A equipe da Defesa Civil atua em regime de plantão para garantir a segurança das famílias que residem nas áreas de risco. Além de avaliar as barreiras, os servidores checam o grau de segurança do gás de cozinha de alguns moradores e distribuem cartilhas educativas do projeto “Fique Bem com a Defesa Civil”. Essa iniciativa vem orientando a população para medidas preventivas que evitam acidentes. Em situação de emergência, a população do Paulista pode acionar a Defesa Civil discando o número 153 ou através do aplicativo de celular “Paulista Conectada”. Ambos funcionam os sete dias da semana, durante 24 horas.

REFORÇO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO DA DEFESA CIVIL:

A Defesa Civil do Paulista recebeu uma importante doação do Governo do Estado. Trata-se do Drone modelo Mavick 2 Pro, que tem capacidade de sobrevoar até oito quilômetros de distância do operador, subir até dois quilômetros de altura, além de possuir uma autonomia de voo de até 31 minutos. Hoje, os drones têm fortalecido muito o trabalho das Defesas Civis do país. Eles possuem um importante papel no levantamento de informações geográficas. O uso do drone tem evitado, inclusive, acidentes envolvendo operários desses órgãos, pois alcançam locais de difícil acesso.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA ALTOS PAPOS:

Programa coordenado pela equipe da Guarda Municipal que tem conscientizado os alunos da Rede Municipal sobre os riscos da violência, bullying, solidão e a depressão. Para isso, servidores das Secretarias de Segurança Cidadã e Defesa Civil e de Educação do Paulista realizam uma roda de conversa no formato de um programa de auditório. Durante cada edição do programa são abordados temas como os comportamentos sociais que resultam diretamente na qualidade de vida e ainda a identificação dos sinais da depressão. A ideia é disseminar o projeto por todas as 62 Escolas da Rede.

LANÇAMENTO DO PROGRAMA RELIGARE:

Coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, a iniciativa tem por objetivo prevenir às drogas e diminuir a violência nas praças da cidade, por meio do resgate das atividades lúdicas, de jogos populares, apresentações culturais e promoção de valores de paz. A ação reúne estudantes de diversas unidades de ensino da rede pública, estimulando a interação social e a quebra da rotina da garotada em equipamentos eletrônicos, como videogame e celular.

REUNIÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA:

Paulista continua sendo um dos poucos municípios do estado de Pernambuco a ter um Conselho de Segurança atuante. Uma vez por mês, o grupo formado por 17 conselheiros, presidido pelo secretário municipal de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, se reúne no Plenário da Câmara dos Vereadores para colocar em pauta o planejamento e as metas das próximas ações.