Direitos e Saúde da Mulher |

Maria da Penha vai à Escola chega à rede particular de ensino, combatendo a violência contra a mulher nas salas de aulas

Com uma encenação teatral mostrando a importância do combate à violência contra as mulheres, os alunos da Escola Aquarela, em Pau Amarelo, no Paulista, colocaram em prática as diretrizes do Projeto Maria da Penha Vai à Escola, um programa exitoso da Secretaria da Mulher, que acontece em parceria com a rede municipal de ensino. A Escola Aquarela é a primeira da rede privada a utilizar o projeto entre os alunos.

“Nós tivemos um caso de violência doméstica numa família de uma aluna da nossa escola. E por isso sentimos a necessidade de trazer o tema para dentro da sala de aula para que nossos alunos tomassem conhecimento sobre a história da Lei Maria da Penha e onde buscar ajudar em caso de violência. Nós já conhecíamos o Projeto Maria da Penha vai à Escola através de um dos nossos professores e solicitamos que ele trabalhasse o tema com os alunos”, disse Clarice Chaves, diretora da Escola Aquarela.

“Thalita Barreto, 12 anos, aluna do 6° ano, disse que a Lei Maria da Penha é importante para proteger as mulheres. “Ninguém tem o direito de bater em uma mulher. Quem bate em mulher é um covarde”, enfatizou.

Já Miguel Victor, 12 anos, 6° ano, disse que a lei veio para proteger as mulheres dos homens agressivos. “As mulheres não são um brinquedo. Nem um brinquedo merece apanhar. Isso não pode acontecer”.

A secretária Executiva de Políticas para as Mulheres Bianca Pinho Alves disse que é um reconhecimento para o município que o Projeto Maria da Penha Vai à Escola sai da esfera institucional e alcance unidades escolares da rede privada também. “Isso para nós é motivo de orgulho que esse projeto estruturador que atua nas 62 escolas municipais e chega à rede privada. A gente espera que outras escolas abracem essa ideia. É importante que as pessoas tomem conhecimento sobre a Lei Maria da Penha para que no futuro a gente elimine a violência contra a mulher”.

O Maria da Penha vai à Escola foi criado pela gestão em 2013 para promover a igualdade de gênero a partir de conteúdos e ações implantadas nas salas de aulas. O Programa ocorre graças a uma estratégia importante, com ações integradas, atuando na educação de meninos e meninas da rede municipal. A iniciativa faz parte do Programa Gênero e Educação, que inclui a capacitação em gênero na formação dos profissionais de educação, também na sensibilização dos pais e mães dos alunos da rede municipal de ensino.