Meio Ambiente |

Paulista participa da Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Paulista marcou presença na abertura da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, que aconteceu nesta quarta-feira (06.11), no Arcádia Paço Alfândega. Durante o evento ocorreu o lançamento de documentos que visam promover os compromissos da sociedade civil, setor público e privado, como a agenda do clima, florestas e desenvolvimento sustentável. Um deles foi a “Declaração do Recife”, que sugere às empresas assumirem publicamente compromissos de redução de emissões e zerar o desmatamento ilegal em toda cadeia de valor.

O outro documento foi a “Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima”, apresentada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), e que já foi assinada por representantes de todos os estados do país e do Distrito Federal. A carta ratifica o impacto das mudanças do clima em escala regional e local e também reconhece o papel dos Estados na promoção da adaptação aos eventos climáticos, bem como na adoção de um modelo de desenvolvimento de baixo carbono.

De acordo com o secretário executivo de Meio Ambiente do Paulista, Dimitri Teles, participar do evento vai servir para alavancar, ainda mais, os projetos e ações de meio ambiente desenvolvidos no município. “Estamos aqui para aprender e também trocar experiências com todos os participantes. Voltaremos com uma bagagem ampla e cheios de experiência. Além de temas importantes que vamos discutir como, o avanço do mar, que é uma questão que também atinge o litoral da nossa cidade, redução do nível climático e manutenção do clima e matas, vamos aprender mais e poder adotar procedimentos usados em outros países”, explicou.

A conferência é organizada pelo Instituto Ethos, junto a um grupo de co-realizadores, do qual o FGVces faz parte. É um encontro anual que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, governos, comunidade científica e o setor privado e público brasileiro, para a formulação de propostas para a implementação da NDC brasileira.