Direitos Humanos/Cidadania |

Ação Justiça Itinerante oferece diversos serviços gratuitos à população

O estacionamento do Paulista North Way Shopping, no Centro da cidade, recebeu, na manhã desta quarta-feira (18.09), a Ação Justiça Itinerante. A iniciativa, que é promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), contou com o apoio da Prefeitura do Paulista, através das secretarias de Saúde e Políticas Sociais e Esportes; e do Procon. O evento ainda contou com o apoio do Instituto Embelleze e a Uninabuco. A população teve acesso a diversos serviços gratuitos.

Quem compareceu ao local pôde encontrar serviços como sessão de conciliação, mediação e divórcio para atender a população e reduzir os conflitos nas comunidades. O Balcão de Direitos também está participou da ação, oferecendo certidão de nascimento, casamento e óbito gratuitos.

A Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou testes rápidos de HIV, Síflis e Hepatite B e C. Também estão sendo oferecidos serviços de cidadania como cortes de cabelo, barbearia, maquiagem e manicure, oferecidos pelo Instituto Embelleze. O Procon Paulista também marcou presença no evento, dando orientações ao consumidor. O CDL Paulista e o Sebrae, através da Sala do Empreendedor, também esteve presente na ação.

Na área da assistência social, as pessoas tiveram a oportunidade de receber atendimento para o Cadastro Único, Bolsa Família, encaminhamento para segunda via de registro, orientação para inclusão no Serviço de Fortalecimento de Vínculos, Benefício de Prestação Continuada, Carteira Vem Livre Acesso, IDJovem e Carteira Interestadual do Idoso.

O aposentado José Antônio Gomes, de 67 anos, foi um dos beneficiados pela ação e ressaltou a importância. “Eu fiquei sabendo que poderia tirar aqui a Carteira do Idoso e me animei. É bom ter esses eventos assim, porque facilita a vida da gente. Eu vim resolver um problema aqui no banco e já aproveitei para tirar minha carteirinha e ter acesso aos meus direitos”, disse. Quem também aprovou a ação foi a recepcionista Juliana Ferraz, de 29 anos. “Recebi uma mensagem e fiquei sabendo que poderia tirar minha certidão de nascimento de forma gratuita hoje aqui. Aproveitei para resolver logo isso”, disse.

“Nós do Centro Judiciário da cidade costumamos coordenar eventos como este semestralmente, pois acredito ser de grande importância para a cidade do Paulista. Este tipo de ação aproxima ainda mais as pessoas de serviços que são essenciais. Conseguimos trazer para junto das pessoas o judiciário, além de outras dezenas de serviços de parceiros como a Prefeitura do Paulista e o Shopping North Way”, comentou o Juiz Leonardo Asfora.