IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Sarampo: saiba quais os sintomas e qual a idade correta para se vacinar

Você certamente já ouviu falar do sarampo, mas, já parou para pensar como ocorre a contaminação desta doença e quais sequelas ela pode deixar? Além de ser muito grave e contagioso, o sarampo é transmitido através de um vírus (Morbillivirus) e pode deixar sequelas que podem levar a morte.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa para pessoa e isso acontece quando a mesma tosse, espirra, fala ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes e a única maneira de evitar esta doença é pela vacina.

Os sintomas do sarampo são manchas avermelhadas atrás da orelha e no rosto, irritação nos olhos, mal-estar intenso, febre alta acompanhada de tosse, entre outros, e normalmente acomete crianças menores de 5 anos.

Segundo especialistas em programas de imunizações, a primeira dose das vacinas (Dupla viral, Tríplice viral ou Tetra viral) deve acontecer aos 12 meses de idade e a segunda dose aos 15 meses de idade, que, se seguida corretamente valerá por toda a vida. São disponibilizadas atualmente uma e duas doses para profissionais de saúde independentemente da idade.

O município dispõe de vacinações nos Postos de Saúde da Família e o ideal é que a pessoa que possuir alguns destes sintomas ou apenas queira se imunizar do vírus busque a vacinação adequada nos postos da cidade.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441