Educação |

Educação do Paulista inicia programação da Semana da Pessoa com Deficiência

“Espero que os pais não desistam dos seus filhos e que procurem ajuda, pois as limitações não são maiores do que a  inteligência de cada um dessas crianças, eu sou uma prova disso, hoje meu filho se tornou outro menino”. Foram com essas palavras que Sulamita Silva, mãe de um aluno que tem autismo, definiu o início da programação da Semana da Pessoa com Deficiência da secretaria de Educação do Paulista, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (19.08), na Escola Municipal Maria das Neves.  Atualmente mais de 500 alunos com deficiência são assistidos pela rede escolar da Cidade.

Segundo a gestora da Escola Municipal Maria das Neves, Salomé Guimarães, antes não existia esse olhar para a criança com necessidades especiais. “Antigamente, os pais e a sociedade não sabiam tratar aquela criança que tinha algum tipo deficiência, e a mesma acabava ficando sem oportunidade de, por exemplo, estudar. E hoje podemos ver uma evolução muito significativa, e a rede municipal tem trabalhado para isso, aqui na escola temos 18 alunos especiais e observamos a socialização de cada uma delas assistida pela rede”, frisou.

A professora Nilma Gonçalves, de 46 anos é deficiente visual e acredita que a educação é a ponte do crescimento da criança, assim como foi na vida dela.  “A criança precisa ser acolhida em todas as esferas e a escola é um espaço para que ela possa adquirir sua autonomia e sua independência”, comentou.

Confira a programação:

Terça-feira (20.08)

Será oferecida uma formação continuada aos apoios escolares nos polos de Atendimento Educacional Especializado e no Centro de Formação dos Professores.

Quarta-feira (21.08) e Quinta-feira (22.08)

Nas unidades de ensino acontecerão atividades como sensibilização com os pais e responsáveis dos estudantes com deficiência; vivência nas escolas com os alunos, através de jogos pedagógicos e atividades lúdicas. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação pretende envolver ainda mais os pais e estudantes da rede pública de ensino com o tema.

Sexta-feira (23.08)

Será o III Encontro das Famílias dos Estudantes com Deficiência, na Faculdade Joaquim Nabuco, ao lado Paulista North Way Shopping, a partir das 8h.