Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Paulista passa a contar com espaço exclusivo de atendimento aos empreendedores

Quem deseja abrir, formalizar ou expandir um negócio em Paulista acaba de ganhar um espaço exclusivo. É que foi inaugurada nesta quinta-feira (08.08) a Sala do Empreendedor da cidade. O serviço abriu as portas com a proposta de desburocratizar e atender de forma personalizada os comerciantes, feirantes, lojistas e empresários de pequeno, médio e grande porte. A iniciativa faz parte de uma ação pioneira que integra servidores de diversos órgãos do município.

A solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor ocorreu no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, localizado em Maranguape I.  Na ocasião, o público teve a oportunidade de conhecer o funcionamento do novo espaço, onde será possível resolver tudo num só lugar, sem exigir que o cidadão se desloque para diversos setores como ocorria anteriormente. A apresentação da Sala foi conduzida pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, que também atua como presidente da Câmara Dirigente Lojista (CDL) Paulista.

Isso significa que vai ficar mais rápido e cômodo dar entrada em Alvará de Funcionamento; legalizar MEI no portal; emitir certificado de Microempreendedor Individual (MEI); fazer consulta prévia municipal; solicitar declaração anual; obter carnês e pagamento; ter acesso a linhas de microcrédito; entre outros serviços. “E graças a uma parceria com o Sebrae, vamos oferecer cursos e oficinas voltadas ao empreendedorismo de forma gratuita”, citou Robson Cabral, coord. da Sala do Empreendedor do município.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, fez questão de lembrar que o País continua atravessando um período de grave recessão econômica e que os municípios precisam usar a criatividade para diminuir os reflexos da crise. Na visão do gestor, o novo serviço terá um papel muito importante na economia local, possibilitando a geração de renda e novas oportunidades.

“O Brasil continua enfrentando uma das piores crises econômicas. E como tudo acontece no município, somos todos nós que pagamos a conta. É por isso que estamos criando alternativas para transformar os obstáculos em desafios e os desafios em oportunidades. A Sala do Empreendedor, inclusive, surgiu da necessidade de atender justamente esse segmento que está na ponta, enfrentando as dificuldades, mas perseverando e acreditando que o nosso município pode ter uma economia cada vez mais forte”, revelou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça, usou a mesma linha de raciocínio do prefeito para destacar a importância do novo espaço. “Acreditamos que a inauguração da Sala do Empreendedor é um marco muito significativo para Paulista porque vai aproximar ainda mais a gestão municipal de quem acredita no potencial econômico da cidade”, frisou o gestor. Atualmente, o município possui 21 mil empresas de pequeno, médio e grande porte. Desse total, 13 mil são MEI's.

Presente ao evento, a coach e fundadora da Rede Ela, Iris de Cássia, revelou que no País o número de mulheres empreendedoras na fase inicial, ou seja, como MEI's, é maior do que o de homens. No entanto, o público feminino enfrenta mais dificuldades para dar vida longa aos negócios. Ela explicou que a criação da Sala representa um importante avanço para o segmento.

“Ainda existe uma cultura muito forte do machismo em nossa sociedade e isso impacta também nos negócios. Muitas mulheres criam uma empresa, por exemplo, mas não consegue leva-la adiante por falta de apoio. Algumas instituições bancárias mostram, inclusive, certa resistência para financiar um projeto quando ele está sendo tocado por uma mulher. Então, com a criação desse espaço, vai ser tudo mais fácil para o nosso segmento porque vai reunir tudo num só lugar”, destacou Iris de Cássia.

A Sala do Empreendedor do Paulista fica na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I, no antigo campo de Aviação da Família Lundgren. O espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. Dúvidas e informações pelo contato: 99602.3744.