IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Gordura hidrogenada: saiba o que é e seus malefícios a saúde

Se você se alimenta em excesso de frituras, biscoitos, sorvetes, chocolates, macarrão instantâneo, salgadinhos, margarinas, bolachas, entre outros, certamente não deve saber o que é a “gordura hidrogenada”. Todos sabem que esses tipos de alimentos não são saudáveis, porém, muitos não compreendem o porquê das “gorduras hidrogenadas” serem as vilãs contra uma alimentação balanceada.

Esses alimentos sofrem vários processos industriais, e entre os muitos aditivos químicos na composição, estão esses tipos de gordura, que também são bastante conhecidas como “gorduras trans”. Essas gorduras são feitas á partir de um processo na indústria chamado de hidrogenação, nele, o óleo vegetal é bombardeado por outras moléculas, que junto com o ambiente de alta pressão, muda a estrutura do óleo, transformando-o de líquido para uma gordura sólida. Por isso, também é chamada de “gordura vegetal hidrogenada”.

Esse tipo de substância não existe na natureza. No entanto, segundo alguns estudos, a indústria alimentícia adiciona esse tipo de gordura nos seus produtos para realçar o sabor das comidas, diminuir os custos para as empresas e ajudar no prazo de validade dos alimentos. Portanto, as pesquisas relacionadas a esse tipo de gordura afirmam que o corpo humano não está adaptado a lidar com as gorduras hidrogenadas. Pois, sendo consumida, essa composição química age sobre os vasos sanguíneos, o que pode levar a pessoa a ter infartos e derrames. O ideal é sempre estar de olho nas embalagens ou nos rótulo dos produtos antes de serem comprados ou consumidos.

Listamos alguns problemas relacionados ao consumo exagerado da “gordura hidrogenada”:

- Diminuição das propriedades do leite materno;

- Aumento de casos de doenças cardíacas em homens e mulheres;

- Redução de níveis de testosterona e da capacidade reprodutiva;

- Aumento de níveis de insulina relacionada ao diabetes do tipo II;

- Aumento do risco de câncer de mama;

- Diminuição da velocidade das respostas imunológicas no organismo;

- Causa a perturbação no metabolismo do corpo e o aumento do colesterol.

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441