Educação |

Projeto Circulando Leitura é lançado em escola do Paulista

A Escola Municipal Heinz Hering, em Jardim Paulista, foi à escolhida para a implantação do projeto-piloto Circulando Leitura, da Secretaria de Educação através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizado.

O projeto consiste em a cada dois semestres, a unidade escolar vai receber um kit contendo coleções de livros sobre a literatura infanto-juvenil que serão entregues aos estudantes do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental.  A ideia é incentivar a formação de novos leitores.

Cada turma será contemplada com 30 livros. Em sala de aula, os professores de Língua Portuguesa vão desenvolver atividades relacionadas à leitura a partir de linguagens diferentes como pintura, colagem e teatro.

O coordenador das Bibliotecas Escolares do município Gláucio Ramos enfatizou a importância do projeto para o desenvolvimento da prática da leitura. “ O foco é trabalhar a ludicidade na leitura. É uma leitura voltada para a diversão e o prazer. Então a medida que a gente disponibiliza vários exemplares para a mesma turma isso faz com que cada professor trabalhe de forma homogênea e desenvolva estratégias de leitura com criatividade e dinâmica”. Finalizou.

“Nem todo mundo tem acesso à leitura e essa iniciativa vai proporcionar um gosto pela leitura. Isso vai contribuir para o nosso desenvolvimento intelectual,” disse a estudante Izadora Silva, 15 anos, do 9° ano da Escola Municipal Heinz Hering.

“A ideia é excelente. Já estava preocupada porque alguns alunos não têm o hábito da leitura. De maneira amadora eu já estava pensando em criar algo semelhante e fiquei feliz porque a Secretaria está implantando o projeto e nós vamos dar continuidade da melhor forma possível para formar leitores”, enfatizou a professora de Língua Portuguesa da rede municipal Adriana Barreto.

Após a fase experimental, o Projeto Circulando Leitura deverá ser expandido para a rede municipal de ensino.  O lançamento do Projeto Circulando Leitura aconteceu nesta terça-feira (06.08), na Escola Municipal Heinz Hering, com a presença de representantes de classe, gestoras e professoras de Língua Portuguesa.