Direitos Humanos/Cidadania |

Em Paulista, Caravana do Programa Bolsa Família esclarece dúvidas sobre o 13º salário

O município do Paulista, na Região Metropolitana, foi o terceiro de Pernambuco a receber a Caravana do Programa Bolsa Família (PBF). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, visa tirar dúvidas sobre o benefício, inclusive, o 13º salário, uma novidade implementada pela gestão do governador Paulo Câmara. O evento contou com a participação de beneficiários e funcionários da prefeitura, e ocorreu na sede da Secretaria de Políticas Sociais e Esportes, em Maranguape I.

Na ocasião, foram exibidos slides com explicações e exemplos para dinamizar a palestra e facilitar o entendimento do público sobre o PBF. Foram esclarecidas dúvidas sobre vários pontos. O de maior destaque foi a questão da parcela extra do benefício, que começa a ser paga nos mês de fevereiro, março e abril de 2020. Quem já recebe o valor de R$ 150 terá direito a uma cota do mesmo valor.

As famílias que ganham menos do que isso só receberão o equivalente ao valor depositado mensalmente, ou seja, quem ganha R$ 80 já tem mais R$ 80 garantido. No entanto, o valor pode chegar a R$ 150 se a família cadastrar o CPF na Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ao comprar produtos de alimentícios, gás de cozinha, vestuário, calçado, material de limpeza, de higiene pessoal e até medicamentos.

Em Pernambuco, mais de 1,1 milhão de pessoas recebem o PBF e estão aptos a receber a parcela extra do benefício. No Paulista, 35.481 famílias recebem os recursos do programa do Governo Federal. Ao todo, 5,6 milhões de reais são injetados na economia local a cada mês, um montante considerado significativo.

Presente a abertura da palestra, o secretário interino de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, Francisco Padilha, destacou a participação do município no evento. “Estamos mobilizando as famílias que recebem o Programa Bolsa Família para participar desses eventos organizados pelo Governo do Estado. Sabemos da importância desse tipo de iniciativa porque permite que os beneficiários esclareçam todas as dúvidas, e ainda possam conhecer os critérios para o recebimento do valor extra”, frisou o gestor.

“Queremos estar próximos dos beneficiários do programa para sanar todas as dúvidas e capacitar os atendentes do Bolsa Família de cada região”, explicou o secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, que na oportunidade estava acompanhado da equipe técnica da Atenção Básica e do secretário-executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.

Nesta quinta-feira (26.06), a equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude vai realizar duas palestras na cidade. A primeira será, às 9h, na Associação de Moradores de Arthur Lundgren II e a segunda, às 14h, na Estação de Cidadania, na comunidade do Conjunto Beira-mar, no Janga.